Vendaval provoca destruição em municípios do interior de SP

Vendaval provoca destruição em municípios do interior de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

O interior de São Paulo enfrentou ventos de mais de 120 km/h nesta segunda-feira (13), que deixaram os moradores de diversas cidades muito assustados. O vendaval deixou para trás muita destruição em vários municípios.   Em São José do Rio Preto, árvores caíram por toda parte. Muitas destruíram carros. A ventania levou o teto de uma concessionária em Campinas e chegou a virar alguns carros. A cobertura de um terminal de ônibus em Jundiaí foi destruída.   Esse tipo de fenômeno acontece quando uma massa de ar frio se choca com uma massa de ar quente. Foi o que aconteceu nesta terça-feira. Ar quente sobre São Paulo e frente fria vinda do Sul. O choque pode provocar uma microexplosão que libera uma descarga elétrica muito grande. Essa descarga se transforma em vento, que desce das nuvens em alta velocidade e atinge pontos localizados em terra.

Temporais, vendavais, tornados, muitos deles fora de época, e cada vez mais frequentes. Nos últimos 30 anos, o número de fenômenos desse tipo nas regiões Sul e Sudeste do país aumentou 30%. Os meteorologistas dizem que já previam que isso iria acontecer. O motivo é o aquecimento global.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições