Ver 'Rio' no cinema é a realização de um sonho, diz Carlos Saldanha

Ver 'Rio' no cinema é a realização de um sonho, diz Carlos Saldanha

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:48

Um habitante do Rio de Janeiro deixa a cidade quando ainda é bem jovem. Apesar de ser feliz morando no exterior, há algo dentro dele que o chama de volta à Cidade Maravilhosa. E quando ele reencontra sua terra natal, descobre a poesia que emerge das belas paisagens e da alegria de seu povo.

Poderia ser a história da arara-azul Blu, protagonista da animação "Rio", que estreia em cerca de mil salas de cinema do país nesta sexta-feira (8), com cópias em 3D. Mas também é a história do diretor carioca Carlos Saldanha, criador do longa-metragem, que deixou o Brasil há mais de duas décadas para tentar a vida como animador em Los Angeles. E o destino acabou sendo tão generoso, que ele virou um diretor de sucesso em Hollywood, criador da série de filmes "A era do gelo".

"Ver 'Rio' nos cinemas é a realização de um sonho", disse Saldanha, em entrevista ao G1. "Hoje minha vida é nos EUA, mas poder mostrar minha cidade ao mundo, fazer essa homenagem, é algo muito especial", completou.

Para Saldanha, o maior desafio na criação de "Rio" não foi mostrar as belezas da Cidade Maravilhosa para os estrangeiros, e sim colocar na tela um retrato fiel, que convencesse os brasileiros. "Não podia ser uma visão estereotipada, precisava mostrar uma cidade autêntica, a real vibração carioca", contou o cineasta, que chegou a trazer seu time de animadores para curtir o carnaval no Rio. "Eles tinham que entender essa energia do Rio para criar uma animação especial".

História de uma arara

A animação conta a história de Blu (dublado por Jesse Eisenberg), uma arara-azul domesticada que não sabe voar e acredita ser o último macho da espécie. Ele nasceu no Brasil, mas acabou sendo criado por uma nerd solitária em uma gélida cidadezinha de Minnesota, nos EUA.

Blu deixa o aconchego de casa para se aventurar no Rio depois que fica sabendo a última arara-azul fêmea do mundo vive na Cidade Maravilhosa. Entretanto, o encontro com a arara-azul fêmea Jade (interpretada por Anne Hathaway) não é nada do que Blu imaginava. Inicialmente, há um choque cultural e o romance parece não dar certo.

No Rio, a dupla de araras é capturada  e entregue a um grupo de venda ilegal de animais. Como Blu não aprendeu a voar e eles estão acorrentados um ao outro, a fuga é complicada.  Para sobreviver, eles precisam recorrer à ajuda de outras aves, o tucano Rafael (George Lopez), Nico (Jamie Foxx) e Pedro (Will.i.am), enquanto são perseguidos pela cacatua Nigel (Jemaine Clement).

Trilha sonora

A produção da trilha sonora é assinada por Sergio Mendes, outro brasileiro radicado no exterior, com participações de Carlinhos Brown, Bebel Gilberto e de Will.i.am, do grupo pop Black Eyed Peas. "A trilha sonora de 'Rio' é muito importante, porque a música tem um papel central na vida dos brasileiros. Como eu não sei tocar nada, precisava da ajuda de profissionais para criar a trilha", conta Saldanha. "Quando convidei essas pessoas para participar do projeto, a prioridade era ter gente que amasse e entendesse a música brasileira", completa o diretor.

Por: Carla Meneghini

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições