Veranistas produziram 7,5% mais lixo no ano novo

Veranistas produziram 7,5% mais lixo no ano novo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Foram recolhidas 1.504 toneladas de lixo nos balneários de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro. O volume é 7,5 % superior ao mesmo período do ano passado, quando foram recolhidas 1.398 toneladas.

Apenas no dia 31 de dezembro, as três empresas contratadas para fazer a coleta de lixo no litoral, retiraram das residências e da orla 417 toneladas de lixo. No fim do dia 1.º de janeiro, após as festas da virada do ano, foram 404 toneladas de lixo recolhidas. Este número representa o dobro do volume de lixo coletado em dias normais da temporada de verão, quando o volume chega a 222 toneladas.

Mas, de acordo com o Instituto das Águas do Paraná, órgão responsável pela coordenação das empresas contratadas para coletar o lixo no litoral, a expectativa é que o volume total de resíduos gerados aumente após o término dos trabalhos relativos ao feriado.

Isso porque ainda existe grande volume de lixo na estação temporária de transbordo de Matinhos e que será encaminhado ao aterro sanitário para pesagem ainda hoje.

As áreas de transbordo são licenciadas e cedidas pelas prefeituras municipais para auxiliar o recolhimento nos dias de pico, permitindo que os caminhões voltem mais rápido para os setores de coleta.

“Usando as áreas de transbordo para esvaziar o caminhão compactador, reduzimos o tempo de retorno ao setor de coleta, amenizando o efeito do tráfego intenso e concentrado de veículos nas principais vias de acesso aos aterros sanitários e às cidades”, disse o coordenador técnico do Instituto das Águas, Everton de Souza.

Segundo ele, o apoio da população, retirando o lixo entre as 18h e 8h, é fundamental para garantir o recolhimento, pois muitos caminhões continuam trabalhando à noite.

Desde o dia 15 de dezembro -data em que o governo do Estado assumiu a coleta de lixo no litoral - foram coletadas 4,5 mil toneladas de resíduos domiciliares. O número representa um aumento de 12%, se comparado com o mesmo período da temporada de 2009/2010.

Contato

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos informa que as empresas contratadas para coletar o lixo no litoral possuem telefones para esclarecer dúvidas ou receber críticas e sugestões: o da Paviservice (Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Ilha do Mel) é o (41) 7815-6456; o da Transresíduos (Guaratuba) é o (41) 3472-2825 e o da Sotil (Morretes, Antonina e Matinhos) é o (41) 3473-3303.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições