'Verdadeira faxina' é contra a miséria, afirma Dilma em São Paulo

'Verdadeira faxina' é contra a miséria, afirma Dilma em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Ex-presidente FHC e governador Geraldo Alckmin

recebem Dilma no Palácio dos Bandeirantes (Foto:

Roney Domingos/ G1)

  A presidente Dilma Rousseff afirmou em discurso nesta quinta (18), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, que a "verdadeira faxina" a ser feita no Brasil é a "faxina contra a miséria".

Ela fez referência à expressão utilizada pela imprensa para designar as mudanças em ministérios alvos de denúncias de irregularidade. O termo "faxina" começou a ser empregado depois que Dilma determinou a troca por técnicos de todos os integrantes da diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Até então, os cargos eram preenchidos por indicação política.

Nesta quinta (18), ocorreu a quarta troca de ministros em oito meses do governo Dilma - Wagner Rossi pediu demissão do Ministério da Agricultura e foi substituído pelo deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS).

A presidente fez a declaração durante solenidade de assinatura do termo de pactuação do Plano Brasil sem Miséria com governadores da Região Sudeste. O foco de ação do programa são 16 milhões de brasileiros cuja renda familiar per capita é inferior a R$ 70 mensais. O programa busca oferecer garantia de renda, inclusão produtiva das famílias e acesso a serviços públicos de água, luz, saúde, educação e moradia.

Ao chegar ao palácio, Dilma foi recepcionada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em junho, por ocasião do aniversário de 80 anos de FHC, Dilma enviou mensagem elogiosa ao ex-presidente, que, segundo ela, é um "democrata" que deu "importante contribuição" ao país.

Após a cerimônia, a presidente participou de almoço com os governadores no palácio. Em seguida, cumpriria agenda no escritório da Presidência da República, em São Paulo.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições