MENU

Vereadores vistoriam terreno em SP onde areia contaminada está estocada

Vereadores vistoriam terreno em SP onde areia contaminada está estocada

Atualizado: Segunda-feira, 18 Abril de 2011 as 12:47

Vereadores da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo fizeram na manhã desta segunda-feira (18) uma vistoria em um terreno onde estão estocadas 80 toneladas de areia contaminada. A área, situada em Jurubatuba, na Zona Sul da capital, é motivo de preocupação para quem mora na região porque ali funcionava uma empresa de materiais radioativos. Os vizinhos temem que os resíduos possam fazer mal à saúde.

Os parlamentares pediram explicações sobre a situação do terreno. Eles querem saber o que vem sendo feito, se o material será retirado de lá e se a região está ou não contaminada. Em seguida, a comissão fez uma visita ao local onde está estocado o material radioativo.

As 80 toneladas de areia com resíduos tóxicos estão há quase 20 anos em containeres. Todo esse material estava em uma usina que funcionou na capital paulista até a década de 1990. Com o fechamento da unidade, a areia com minerais pesados foi levada ao depósito.

Em 1996, ambientalistas fantasiados e com máscaras de oxigênio protestaram contra a estocagem do material radioativo. À época, eles já alegavam que um acidente poderia provocar a contaminação da área. De acordo com os vereadores, o material tem de ser removido até o fim do ano.      

veja também