MENU

Veterinária recolhe lixo para comprar enxoval para crianças carentes

Veterinária recolhe lixo para comprar enxoval para crianças carentes

Atualizado: Sábado, 25 Junho de 2011 as 12:39

Desde ano passado, já foram doados 25 enxovais

(Foto: Arquivo pessoal/Rita de Cássia)

  Juntar, separar e vender o lixo para reciclagem são atitudes que se tornam cada vez mais comuns em tempos de preocupação com a sustentabilidade do planeta. O que fazer com o dinheiro arrecadado pode ser um instrumento de solidariedade, a exemplo de Rita de Cássia, 50 anos, que desde o ano passado utiliza o dinheiro arrecadado com a venda do lixo para montar enxovais para bebês e doar para famílias carentes de Campo Grande.

Rita teve a ideia ao visitar o Jardim Noroeste, bairro da região norte. “Quando eu fui ao bairro vi que tinham mulheres, adolescentes e meninas grávidas, decidi doar esses enxovais para ajudar essas famílias que não têm condições financeiras”, conta Rita.

Cobertor, camisa pagão, fralda descartável, fralda de pano, toalha de banho, calça infantil, pregador de fraldas e meias são os itens que compõem o enxoval. Os kits são montados e entregues às mães que muitas vezes não tem o essencial para a chegada de uma criança. “Para mim a experiência é fantástica, além de ter a oportunidade de cuidar do meio ambiente eu ajudo também na questão social”, completa.

Rita teve a ideia ao visitar bairro carente

(Foto: Arquivo pessoal/Rita de Cássia)

  Rita é veterinária e faz parte do Lions Clube International, uma entidade filantrópica, que busca atender as necessidades de pessoas que vivem em comunidades carentes. Ela contou ao G1 que a ideia de montar enxovais para doar às famílias surgiu em sua cidade natal, Campo dos Goitacazes (RJ). Desde 2010, já foram doados 25 enxovais à famílias em Campo Grande.

Além do lixo que separa em casa, os vizinhos, colegas de serviço e amigos começaram a contribuir juntando garrafas pets, caixas de papelão e latas de refrigerante. Todo o sábado o material arrecadado durante a semana é vendido para empresas de reciclagem. O dinheiro arrecadado varia de R$ 8,00 a R$ 30,00.        

veja também