Veterinários e laçadores tentam capturar porcos em ruas de Niterói

Veterinários e laçadores tentam capturar porcos em ruas de Niterói

Atualizado: Quarta-feira, 29 Junho de 2011 as 3:03

Cerca de 25 homens, entre veterinários e laçadores tentam capturar 30 porcos pelas ruas de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta quarta-feira (29). Devido à operação, agentes da Guarda Municipal interditaram alguns trechos das vias do bairro.

Os animais estão espalhados por toda parte. Além de revirarem o lixo e trazerem riscos à saúde dos moradores, os porcos atravessam as ruas, levando riscos de acidentes de trânsito para os motoristas. Os agentes que participam da operação usaram cordas e redes para capturar os porcos.

Os moradores reclamam que os animais saem em bandos e espalham muita sujeira por onde passam. “Os moradores colocam o  lixo certinho, mas eles [porcos] acabam rasgando os sacos", disse um morador da região. 

Prefeitura recolheu 147 porcos

Em pouco mais de um mês, a prefeitura recolheu 147 porcos. Os donos têm até dez dias para procurar pelos bichos, mas como o custo para retirá-los do curral pode chegar a R$ 600, a maioria dos animais vai a leilão. Para evitar transtornos, o ideal é evitar soltar os animais.

"Soltar um animal é um ato de irresponsabilidade, por causa da questão do lixo e dos riscos de acidente", explicou Zamir Martins, agente da Vigilência Sanitária.

Em 2010, o RJTV mostrou vários porcos andando livremente pelas ruas de Niterói. Segundo os moradores, eles reviram lixos em busca de alimentos. Até na areia da praia eles já apareceram.          

veja também