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Viaduto estaiado será inaugurado na Zona Leste de SP após atrasos

Viaduto estaiado será inaugurado na Zona Leste de SP após atrasos

Atualizado: Quinta-feira, 25 Agosto de 2011 as 11:43

Com um mastro de 43 metros de altura e 40 estais azuis, a estrutura

custou R$ 29,9 milhões (Foto: José Patrício/Agência Estado)

  Quase quatro anos depois do início das obras e de ter quatro prazos de conclusão, o viaduto estaiado do Complexo Viário Padre Adelino, no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, será inaugurado neste domingo (28). A estrutura, que passa sobre a Avenida Salim Farah Maluf, deverá receber o nome do antigo arcebispo de Mariana, dom Luciano Mendes de Almeida. A inauguração ocorre justamente no final de semana que marca o quinto aniversário da morte do religioso.  

Com um mastro de 43 metros de altura e 40 estais azuis, a ligação, que tem duas faixas por sentido, custou R$ 29,9 milhões. Por ela, está prevista a passagem de uma linha atualmente desativada de trólebus - os braços de metal para segurar os fios que alimentam os ônibus já estão sendo instalados. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), o outro viaduto do sistema, que liga as Ruas Catiguá e Engenheiro Balem, também será aberto.

Ao custo de R$ 114 milhões, o complexo viário foi construído para melhorar a fluidez no trânsito da Salim Farah Maluf. As obras incluíram o alargamento do Viaduto Pires do Rio e a criação de alças de acesso. Quando estiver totalmente aberto, dois cruzamentos na avenida - o das Ruas Restinga e Padre Adelino - perderão os semáforos. A previsão da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é que 6,5 mil veículos circulem nos novos viadutos nos horários de pico.

Queixas

Os moradores de ruas próximas reclamam dos atrasos para a conclusão da obra, cujo prazo foi alterado quatro vezes pela gestão do prefeito Gilberto Kassab (sem partido): primeiramente 2009; depois, março, maio e, finalmente, agosto deste ano. "Não entendo por que demorou tanto para acabar. No fim, acho que vai ajudar a resolver só um pouco o trânsito", diz o gerente comercial Egler Cunha, de 60 anos.

A Siurb informou, por meio de nota, que o prazo se estendeu principalmente por causa de atrasos nas desapropriações, como a do terreno na cabeceira oeste do viaduto. Já para o advogado Eugênio Guadagnoli, que há alguns anos integrou um fórum de discussões sobre o complexo viário, houve falha. "Atrasar uma obra porque não se planejou logo a desapropriação indica falta de um planejamento efetivo."        

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