Virada Cultural acontece neste fim de semana em SP

Virada Cultural acontece neste fim de semana em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A sexta edição da Virada Cultural - megaevento anual que reúne mais de 800 atrações em vários pontos de São Paulo, entre shows, espetáculos de teatro e dança e filmes, a maior parte deles gratuita - está marcada para começar às 18h de sábado (15) e terminar por volta das 19h de domingo (16). Desta vez, o perímetro da área correspondente ao evento aumentou.

O palco principal deixará de ser na avenida São João, na República, e passará à praça Júlio Prestes, localizada no bairro Campos Elíseos, próximo à Estação da Luz. Suas principais atrações são as cantoras Céu e Zélia Duncan, o grupo americano Living Colour, uma banda com ex-integrantes do ABBA e, para começar, uma apresentação dos cubanos Barbarito Torres e Ignácio Mazacote, remanescentes do Buena Vista Social Club. O maior palco do evento será encerrado com o quarteto composto por Geraldo Azevedo, Elomar, Xangai e Vital Farias.

Entre as novidades da Virada está o palco exclusivo para o reggae, que ficará na alameda Barão de Limeira (região central da cidade), e contará com atrações jamaicanas e brasileiras. A praça Roosevelt também terá um novo palco: o Dimensão Nerd, que oferecerá mesas de RPG, jogos de tabuleiro e desfile de fantasias temáticas.

Para quem curte algo mais "radical", uma boa dica desta Virada promete ser o palco Tattoo, que ficará situado na galeria Prestes Maia, no bairro do Anhangabaú. Lá, o público poderá dançar ao som de muita música eletrônica, ver performances de suspensão corporal e ainda alguns tatuadores terminando suas obras.

Para todas as idades

As crianças também são público-alvo da Virada deste ano. Além das apresentações dos grupos Palavra Cantada e Pequeno Cidadão - este formado por Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e os filhos deles -, pais e filhos poderão andar pelo centro e curtir atrações circenses nas imediações do Vale do Anhangabaú.

Para os mais velhos, haverá as comemorações do centenário de Adoniran Barbosa. Junto ao projeto Trem das Onze - 100 anos de Adoniran Barbosa, visitantes poderão fazer o percurso Luz-Brás, em um dos trens da CPTM - enquanto curtem apresentações em homenagem ao principal nome do samba paulistano. Isso sem contar o palco da praça da República, que abrigará apenas shows do ritmo, de nomes como Elza Soares, Jair Rodrigues e o veterano Germano Mathias.

Cinemas

Após sofrer a invasão dos zumbis na Virada Cultural do ano passado, neste ano é a vez dos lobisomens e do monstro Godzilla tomarem as salas do Cine Dom José e do Cine Windsor, respectivamente. Se você não é fã dos gêneros citados, não se preocupe. O Cine Arouche exibirá musicais enquanto a Galeria Olido apresentará os longas exibidos na Mostra Internacional de Cinema.

Infraestrutura

De acordo com a organização do evento, estarão disponíveis mil banheiros químicos, espalhados por toda a região da Virada. A segurança contará com aproximadamente 2.000 homens, além da segurança privada - responsável pelos palcos - que contará com 800 homens. A Guarda Civil Metropolitana também terá grande efetivo para atuar na repressão aos vendedores ambulantes.

Para quem não resiste a um lanchinho entre um show e outro, as dez melhores barracas paulistanas de pastel - eleitas em concurso no ano passado - ficarão espalhadas por toda a região do evento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições