Votação começa em Lisboa com fila para retirada do título

Votação começa em Lisboa com fila para retirada do título

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde os brasileiros votam na capital portuguesa, cerca de 200 pessoas formavam fila às 8h30 para retirada do título de eleitor e consulta da seção eleitoral.

“Cheguei cedo porque tenho que voltar para o trabalho”, diz o auxiliar de idosos Laércio Avanzi, paranaense de 37 anos, que chegou às 7h45 locais (3h45 do Brasil). A votação no país começou às 8h. “Achei ruim porque minha mulher ainda está na fila por causa da mudança da seção eleitoral”, disse na saída.

Portugal abriga a quinta maior colônia de brasileiros no exterior, com 116 mil pessoas, atrás de Estados Unidos, Paraguai, Japão e Reino Unido, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal. O número de eleitores cadastrados no país para as eleições deste ano triplicou em relação ao de 2006. São mais de 23 mil, 12,4 mil votam em Lisboa e 10 mil, no Porto.

Solange Aparecida Cardoso, de 42 anos, é mesária pela primeira vez e votou em eleições anteriores. O movimento no local de votação, pelo menos nas primeiras horas, não está sendo muito diferente dos outros anos, apesar do aumento expressivo no número de cadastrados.  “Talvez depois do almoço”, diz.

As eleições em Portugal vão até as 17h (13h do Brasil).

Brasileiros fazem fila para retirar título em faculdade de Lisboa. (Foto: Vitor Sorano)

  A mesária Solange Aparecida Cardoso vota. (Foto: Vitor Sorano)

Vitor Sorano, de Lisboa, especial para o G1    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições