Vox Populi: Wagner segue favorito para se reeleger na Bahia

Vox Populi: Wagner segue favorito para se reeleger na Bahia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Governador da Bahia tem 45% em nova pesquisa, contra 24% de Paulo Souto O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), manteve a dianteira sobre os adversários na Bahia em pesquisa Vox Populi/Band/ iG divulgada nesta segunda-feira. Candidato à reeleição, Wagner chegou a 45% das intenções de voto no Estado, contra 43% registrados no último levantamento, feito em julho.

A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. O segundo colocado, Paulo Souto (DEM), oscilou de 21% para 24% das preferências do eleitor no período, de acordo com o Vox Populi.

O ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB) segue em terceiro lugar, com 9% - eram 10% na pesquisa anterior.

Entre os candidatos, Souto é quem tem o maior índice de rejeição (20%), seguido de Wagner (12%) e Geddel Vieira Lima (9%). Se este desempenho dos rivais for mantido até outubro, o governador petista seria reeleito ainda no primeiro turno.

No Estado, 16% dos eleitores não responderam ou não sabem em quem votar para governador, ante 19% registrados em julho. Brancos e nulos chegam a 6%.

Os outros candidatos – Bassuma (PV), Marcos Mendes (PSOL), Professor Carlos (PSTU) e Sandro Santa Bárbara (PCB) – não chegaram a 1% dos votos cada.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Wagner é citado por 27% dos eleitores, contra 10% de Paulo Souto e 4% de Geddel.

Parte do desempenho do atual governador baiano pode ser explicada pela popularidade do presidente Lula no Estado. A pesquisa aponta que 36% dos entrevistados afirmam que com certeza votariam no candidato a governador apoiado pelo presidente, cujo governo é bem avaliado (ótimo ou bom) por 89% da população baiana. Outros 40% dos eleitores dizem que poderiam votar no candidato apoiado por Lula, dependendo do nome do postulante.

Apenas 1% dos entrevistados dizem que a gestão de Lula na Presidência é ruim.

O governo Wagner é bem avaliado por 46% dos entrevistados. O Vox Populi apurou também que 18% dos baianos preferem que o próximo governador continue com todas as políticas da atual gestão. Quase metade (48%) dos entrevistados, porém, diz defender “algumas mudanças”, desde que seja mantida a maioria dos projetos.

A pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 7 e 10 de agosto e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA) sob o nº 28.602/10. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi protocolada com o número 22.948/10).

Senado

Na corrida para o Senado, César Borges, candidato do PR, segue como favorito para se reeleger. Ele subiu de 29% para 35% das intenções de voto, quase dez pontos a mais que o segundo colocado, Walter Pinheiro (que tem 27% das preferências). A candidata Lídice, do PSB, oscilou um ponto para baixo e agora soma 17%. Os candidatos do DEM, José Ronaldo e José Carlos Aleluia, têm 10% e 5% das intenções de voto, respectivamente.

O Vox Populi mostra, no entanto, que quase metade dos eleitores ainda não decidiu em quem votar para o Senado na Bahia. São 47% de eleitores indecisos (ou que não responderam ao questionário) e outros 11% que afirmam ter a intenção de votar em branco ou nulo. Na pesquisa espontânea, José Ronaldo é o candidato mais citado, com 4% das menções – nada menos do que 92% dos eleitores não sabem ou não responderam a pesquisa sem ver a lista de candidatos.

Na estimulada, César Borges é o favorito para receber o primeiro voto (27%), seguido por Walter Pinheiro (17%). Pinheiro, por sua vez, é mais citado como segunda opção de voto (10%), contra 9% de Lídice e 8% de César Borges.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições