Xuxa inspirou estrela de 'Velozes e furiosos 5' a ser atriz

Xuxa inspirou estrela de 'Velozes e furiosos 5' a ser atriz

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

Três semanas após uma passagem veloz pelo Rio para promover o filme e uma abertura furiosa nas bilheterias americanas, a aventura "Velozes e furiosos 5" estaciona finalmente no Brasil nesta sexta-feira (6). O quinto episódio da franquia tem o Rio - e o tráfico - como cenário e um punhado de diálogos em português, que foram redublados para atenuar o sotaque estrangeiro.

Filha de mãe brasileira, a atriz Jordana Brewster foi uma das poucas do elenco que não enrolou a língua na hora de arriscar falas no idioma local. "Morei no Brasil de 1986 até os anos 90. Ainda tenho muita família aqui - avós, primos, tia", explica a morena em entrevista exclusiva ao G1 - veja no vídeo acima. "Sonhei em ser uma atriz aqui, quando era pequenininha. Assistia à Xuxa, assistia às novelas, foi aqui que decidi ser atriz. Vendo a Malu Mader, eu pensava 'ai, quero tanto ser atriz',, mas não sabia como. Quando mudei para Nova York, entrei numa novela. Voltar como atriz é um sonho realizado."

Igualmente confortável durante a passagem do elenco pelo Rio no mês passado, o astro da série , Vin Diesel, confessa que sempre sonhou em conhecer a cidade, que descreve como "increvile", numa tentativa de falar português. "Não esperava tanta hospitalidade, tanto calor humano. Eu venho de Nova York, um lugar mais frio. E isso não tem nada a ver com Nova York. As pessoas [aqui] tem um certo prazer em dizer 'olá' umas para as outras. Há um certo calor que você não entende até vir ao Rio", garante o ator, que em "Velozes 5" volta a viver o ladrão de carros Dominic e se refugia no Brasil - especificamente no Morro Dona Marta - para escapar de uma condenação de 25 anos nos EUA.

'Não é um filme sobre o Rio'

A forma como o filme retrata o Rio de Janeiro - um paraíso de impunidade, violência e corrupção policial - incomodou alguns dos brasileiros que o viram na première mundial em abril. Na entrevista ao G1, o diretor Justin Lin defende o tom que deu ao filme. "Como um cienasta asiático-americano, sei da importância da imagem. E sinto que esse filme não sobre a violência no Rio, mas sobre esses homens violentos no Rio. Não é um filme sobre o Rio, é um filme que se passa no Rio", justifica.

Apesar do protagonismo da cidade na trama, são poucas as cenas de "Velozes 5" que efetivamente foram rodadas por aqui. De acordo com Vin Diesel, que também é produtor do longa, foram apenas três dias de gravação no Rio, em novembro de 2010. A maior parte das sequências foi filmada nos EUA e em Porto Rico.  As tomadas aéreas e a edição rápida, marca da franquia, ajudam a iludir o espectador. A atenção a detalhes e o uso de réplicas perfeitas dos uniformes da Polícia Militar do Rio também adicionam autenticidade ao filme.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições