Zona Leste de SP tem mais um dia de greve de ônibus

Zona Leste de SP tem mais um dia de greve de ônibus

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

Motoristas e cobradores de ônibus da Viação Himalaia realizam nesta terça-feira (2) mais um dia dia consecutivo de greve na Zona Leste de São Paulo. Cerca de 300 ônibus e 200 trólebus não saíram das garagens nesta madrugada. Até as 6h30 desta terça, a São Paulo Transporte (SPTrans) não tinha previsão de quantas pessoas estavam sendo afetadas pela paralisação.

As linhas da empresa ligam as regiões de São Mateus e Cidade Tiradentes ao Centro da capital paulista. A SPTrans acionou a Operação Paese e colocou 67 ônibus para cobrir as dez principais linhas e 85 veículos para cobrir sete linhas de trólebus.

Segundo motoristas e cobradores ouvidos pelo G1 , a Viação Himalaia foi comprada pela Viação Nova Horizonte, que pretendia incorporar os trabalhadores automaticamente, sem o pagamento da rescisão contratual. Eles querem uma garantia de que irão receber todos os direitos dos seis anos trabalhados.     Por volta das 6h30, era realizada uma assembleia entre os funcionários e o sindicato. O representante da empresa ainda não havia chegado.

Nesta terça-feira (1º), segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SP Urbanuss), foi proposta a não alteração nos contratos de trabalho dos empregados da Viação Himalaia. Como haverá mudança na composição societária da empresa, os motoristas insatisfeitos poderão solicitar a rescisão contratual e o pagamento dos direitos trabalhistas relativos ao tempo trabalhado.

A Viação Himalaia se comprometeu em pagar as horas paradas mediante o retorno às atividades durante a tarde. Entretanto, os motoristas não voltaram ao trabalho. “A categoria rejeitou preliminarmente o acordo e continua parada por tempo indeterminado”, afirmou o diretor do Sindmotoristas, José Sebastião Marques da Costa, que participou da reunião e levou a proposta aos colegas de trabalho.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições