MENU

10 dicas que seu computador agradece

10 dicas que seu computador agradece

Atualizado: Quarta-feira, 24 Dezembro de 2008 as 12

O computador tem uma vida útil determinada pela qualidade e modernidade de suas peças e pelo modo como são utilizadas. Pode-se prolongar a vida de um PC adotando algumas regras de utilização de recursos e respeito dos limites da máquina. Aqui vão algumas dicas:

1) Peças de boa qualidade

Utilizar peças (hardware) de boa qualidade vai aumentar a vida útil e o desempenho do seu computador com 100% de certeza. Essas peças custam mais, mas lembre-se: o barato sai caro.

2) Peças modernas

Utilizar peças (hardware) modernas e recém lançadas aumenta muito a vida útil do computador, principalmente pelo fato de não ser necessário fazer um upgrade (troca por peças novas) tão cedo. É preferível gastar mais nessas peças modernas do que ter que pagar por um upgrade em um curto espaço de tempo.

3) Super-aquecimento

Uma troca de cooler (ventilador do processador ou disco rígido), instalação de um segundo cooler, de um duto no gabinete (duto que direciona o ar para fora do gabinete) ou a troca por uma CPU mais ventilada, podem resolver esse problema.

4) Limpeza

Sempre mantenha o gabinete do computador fechado. Se possível, trabalhe em local com pouca poeira e limpe periodicamente o interior do gabinete do computador com um pincel e jatos de ar (cuidado com a saliva em assopros). Não utilize produtos químicos, diluentes ou detergentes abrasivos para limpar qualquer parte do computador.

5) Vírus

Se possível, use um bom programa anti-virús, de preferência um que não seja de graça. Além disso, tome cuidado com e-mails com remetente desconhecido e links suspeitos.

6) Comida

Evite comer e/ou beber perto do computador para evitar derramamento de líquido e sujeiras de comida nas peças, principalmente teclado. Se o computador molhar, desligue-o, tire a bateria (em caso de notebooks) e espere secar totalmente para ligá-lo novamente.

7) Choques

Nunca faça o computador sofrer choques e pancadas (chutes, quedas etc). Todas as suas peças (hardware) são encaixadas por plugs e podem soltar-se e serem danificadas.

8) Rede elétrica

Evite ligar o cabo de força do computador diretamente na tomada. Prefira ligá-lo em um filtro de linha ou um estabilizador, diminuindo assim as chances do computador ser queimado por uma fase de alta tensão na rede elétrica. Evite usar o micro enqüanto chove.

9) Bateria

No caso de notebooks, prefira usar a bateria até o fim e em seguida carregá-la totalmente evitando o efeito memória (bateria não carrega até 100% de sua carga). Se achar melhor, tire a bateria quando utilizar o notebook ligado à tomada.

10) Bom senso

Tenha bom senso em relação aos limites do computador. Execute somente as tarefas necessárias e não exiga tanto o quanto o seu computador suporta sem que ele trave. Quando exigimos muito dele, o processador esquenta demais, pode ocorrer o travamento do sistema, o que conseqüentemente irá reinicializ´á-lo, sem salvar seus trabalhos ou atualizar os registros do sistema.

veja também