MENU

37 estados norte-americanos vão investigar Google

37 estados norte-americanos vão investigar Google

Atualizado: Sexta-feira, 23 Julho de 2010 as 10:36

 O procurador-geral Richard Blumenthal, de Connecticut (EUA), informou que 37 Estados norte-americanos vão investigar o Google por coleta indevida de informações. As informações teriam sido capturadas pelos carros do Street View por meio das conexões Wi-Fi domésticas dos usuários. A Justiça americana quer saber se o Google violou leis de privacidade . As informações são do jornal americano "The Wall Street Journal". O caso veio à tona em maio. À época, o Google anunciou que a frota de carros tinha recolhido informações pessoais dos usuários acidentalmente enquanto fazia a captura de imagens da região. No pacote, podem estar inclusos nomes de usuários, senhas e dados bancários.

Em carta aberta enviada ontem ao Google, o procurador-geral Richard Blumenthal pede detalhes específicos sobre os dados coletados. Caso não receba a resposta desejada, o procurador vai entrar com um recurso para obtenção da mesma. O Google tem até amanhã para se pronunciar.

Em comunicado, o Google disse que a coleta foi um erro, mas que não cometeu ato ilegal. "Vamos colaborar com as autoridades pertinentes a fim de responder às suas questões e interesses", disse a companhia, em comunicado.

Esta não é a primeira vez que carros do Street View são acusados de capturar dados dos cidadãos ilegalmente. Em maio deste ano, Itália, França, Alemanha  e Áustria abriram investigações para apurar a atuação dos carros do Google.

No Brasil, capitais como São Paulo, Rio e Belo Horizonte já foram fotografadas pelo serviço. A divulgação do serviço deve ser feita em breve.

veja também