A web semântica da real

A web semântica da real

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O matemático húngaro Ivan Herman, do World Wide Web Consortium (W3C) trabalha para criar uma web evoluída, que possibilite às máquinas entender o sentido das informações e trazer respostas inteligentes — a chamada web semântica. Veja o que ele disse à INFO.

INFO - Tim Berners-Lee propôs a web semântica em 2001. Por que as iniciativas nessa área ainda são tão tímidas?

IVAN HERMAN -

Em 2006, percebeu-se que não era necessário ter pronta uma ontologia (descrição dos termos e das relações entre eles) complexa. Só então, o assunto, que era muito teórico, começou a ganhar uso prático.

INFO - Você pode citar exemplos de uso prático?

HERMAN -

O site de música da BBC (www.bbc.co.uk/music) emprega técnicas da web semântica para integrar informações de várias fontes sem usar hiperlinks. Isso mantém os dados sempre atualizados. Já no site de turismo da cidade espanhola de Zaragoza ( www.zaragoza.es/turruta/Turruta/en/index_Ruta ), há uma aplicação que traça rotas personalizadas usando web semântica.

INFO - A web semântica pode gerar problemas de privacidade ao associar informações a pessoas?

HERMAN - Sim. Estamos conscientes disso. A web semântica terá um efeito de lente de aumento. Ferramentas para resolver essa questão também terão de ser desenvolvidas, ao mesmo tempo em que a web semântica estiver evoluindo. Mas as soluções não são somente técnicas. Há questões éticas e legais envolvidas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições