Alemães criam folha de árvore magnética e condutora

Alemães criam folha de árvore magnética e condutora

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

 A peça da foto acima possui caule, contorno, forma e cara de planta - e seria facilmente confundida com uma, não fosse um detalhe: ela é magnética e conduz eletricidade. Não se trata de um metal moldado em forma de planta, mas sim de uma folha de verdade transformada em carboneto de ferro por meio de um processo químico simples. A novidade saiu do Max Planck Institute, na Alemanha. O método de transformação deve funcionar em todos os materiais com carbono e prova que é possível criar uma variedade de produtos e microestruturas metálicas a partir de elementos da natureza. Os carbonetos metálicos, como o de ferro, são magnéticos, conduzem eletricidade e podem suportar altas temperaturas e estresse mecânico. No entanto, é justamente essa grande estabilidade que tornava impossível, até agora, convertê-lo em uma forma específica.

Curiosamente, os cientistas alemães descobriram que um método bem simples era capaz de conseguir a proeza. Eles começaram mergulhando o esqueleto de uma folha de árvore de borracha em uma solução de acetato de ferro. Depois, ele foi seco ao vento a 40º C antes de ser tratado com gás nitrogênio e aquecido a 700º C.

Com o calor, o acetato de ferro no esqueleto da folha é convertido em óxido de ferro, que é então reduzido pelo carbono na folha e se transforma em carboneto de ferro. Isso significa que o esqueleto fornece tanto a base para a forma do produto final como o carbono para a reação química.

Ao final, a estrutura da folha foi conservada até o último detalhe, porém ela havia sido quase 100% transformada em carbonato de ferro. Segundo os pesquisadores, diversas formas biológicas podem ser usadas como template para criar estruturas metálicas usando o método. O próximo passo é testar essas novas possibilidades.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições