Alerta de Segurança: Gripe suína é utilizada em mecanismos de busca para espalhar malware

Alerta de Segurança: Gripe suína é utilizada em mecanismos de busca para espalhar malware

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

O surto de gripe suína que surgiu nas últimas semanas está deixando o mundo inteiro em estado de alerta não só por pessoas infectadas ou com suspeita, mas também com ataques de hackers que se aproveitam do momento para espalhar malwares.

A rede Websense Security Labs detectou que alguns sites utilizam como a gripe suína como tema a fim de espalhar malwares pela Web. Curiosamente, estes endereços detectados são classificados como sites que redirecionam o usuário para outro endereço malicioso, ao ser acessado por meio de mecanismos de busca. Os mais visados são o Google, Yahoo e AOL. Ao pesquisar "gripe suína", sites maliciosos são mostrados no top 5 de cada busca. "Este é mais uma vez um assunto recorrente, com respeito ao uso de temas atuais da mídia e que trazem atenção ou preocupação geral, para atrair pessoas desatentas para acesso a conteúdo malicioso", explica Marcos Prado, responsável por canais da Websense para a América do Sul e Caribe.

O endereço para o qual o usuário é redirecionado é típico de um site malicioso: primeiro surge uma caixa de diálogo que pergunta ao usuário se deseja instalar um codec para assistir um vídeo, após o "ok" o codec é Trojan (cavalo-de-tróia). Estes sites se utilizam de temas considerados factuais para atrair mais usuários e suspeitamos que os hackers possam utilizar técnicas mais avançadas de SEO (Search Engine Optimization ou em português: Otimização de Sites) para infectar mais computadores nos próximos ataques. Usuários Websense® Messaging e Websense Web Security estão protegidos contra essa ameaça.

Sobre a Websense, Inc.

A Websense, Inc. (NASDAQ: WBSN) protege mais de 43 milhões de funcionários de ameaças virtuais de segurança internas e externas. Usando uma combinação de tecnologia ThreatSeeker™ de prevenção na identificação e categorização de conteúdo malicioso e de vazamento de informações, a Websense ajuda a tornar a computação segura e produtiva. Distribuídas através de sua rede global de parceiros de canal, as soluções Websense ajudam as organizações a bloquear código malicioso, prevenir a perda de informações confidenciais e gerenciar o acesso à Internet e sem fio. Para mais informações, visite www.websense.com/brasil.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições