Anatel: áreas rurais e remotas são desafios do plano de banda larga

Anatel: áreas rurais e remotas são desafios do plano de banda larga

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:44

O superintendente de Universalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), José Gonçalves Neto, afirmou que o grande desafio, na implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), será levar internet de alta velocidade às áreas rurais e remotas e às pequenas localidades.

A declaração foi feita em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre o plano, que prevê que o acesso à internet em alta velocidade esteja disponível a cerca de 39 milhões de domicílios até 2014, ao preço de R$ 35. Hoje, o serviço está disponível em 10,2 milhões de domicílios, a um preço médio de R$ 96.

Neto destacou que o País apresenta grandes desigualdades regionais e vazios demográficos, com populações isoladas, enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste apresentam alto índice de urbanização.

“Cerca de 85% da população ocupa apenas 1% do território”, disse. O representante da Anatel ressaltou que o plano prevê a ampliação da cobertura e da velocidade de acesso, com redução de preços.

Nas áreas urbanas, que já têm o serviço disponível, o objetivo é aumentar a competição nos serviços.       Por Jackeline Carvalho

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições