Android será plataforma móvel mais usada em 2015

Android será plataforma móvel mais usada em 2015

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

O Android se tornará o mais popular sistema operacional móvel em 2015, quando meio bilhão de pessoas estarão usando a plataforma do Google . A previsão é da empresa privada de análises Informa Telecoms & Media, que também espera mais de um bilhão de smartphones em 2013. Esse crescimento será impulsionado pela concorrência existente entre os principais fabricantes, como Google, RIM, Apple e Microsoft , que estão correndo para criar a melhor experiência de usuário possível a preços mais baixos. Embora atualmente o Symbian [plataforma da Nokia] lidere o mercado, o Android vai se tornar a marca mais popular no mercado de sistemas operacionais móveis, uma vez que se espera que atraia mais de meio bilhão de usuários até 2015", diz a empresa. A Informa estima que o Symbian tenha uma queda em seu marketshare, com perda significativa de usuários de smartphones, de 53% em 2009 para 32% em 2015. A plataforma deverá manter-se no topo no máximo até 2014, quando será ultrapassada pelo Android, que se tornará a nova líder de mercado.

"Em termos de vendas, os smartphones que adotam o Android deverão superar os aparelhos com Symbian a partir de 2012. Haverá mais de 142 milhões de aparelhos com o sistema do Google vendidos para 137 milhões de celulares inteligentes com Symbian comercializados", comentou Malik Kamal-Saadi, principal analista da Informa.

A Informa prevê que o número de usuários do Android já supere o de proprietários de aparelhos Blackberry, da RIM, e de iPhones, da Apple, no próximo ano.

O Symbian foi desenvolvido mais de 20 anos atrás e como o mercado evolui, a arquitetura dessa plataforma tem aumentado em complexidade por meio de uma série de ciclos de atualização e adição de novos recursos. Por isso, agora está se tornando muito difícil para a plataforma acompanhar a inovação e produzir smartphones matadores para o mercado em tempo hábil, analisa a Informa.

"O Android está ganhando força rapidamente e cada vez mais desafiando plataformas alternativas, incluindo Blackberry, da RIM, IOS Apple e Nokia Symbian. Embora Symbian mantenha uma posição de liderança no mercado de smartphones, se a plataforma continua com desempenho aquém em termos de inovação, a pressão vai aumentar para a Nokia e pode forçar a empresa a considerar a adoção no futuro de uma plataforma alternativa, possivelmente o Android. Se a Nokia se juntar à festa do Android, o apoio deste ecossistema pelos demais competidores poderia fazer com que a indústria do smartphone móvel a mercantilizar os seus negócios, algo bem parecido com o que a Microsoft fez no mundo dos PCs. Naturalmente, aqueles que optarem por seguir essa marcha vertical irão sobreviver, mas estarão abordando diferentes nichos de mercado", conclui Kamal-Saadi.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições