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Angry Birds é um dos jogos mais lucrativos da história

Angry Birds é um dos jogos mais lucrativos da história

Atualizado: Segunda-feira, 14 Março de 2011 as 4:49

Uma das maiores sensações dos últimos tempos, Angry Birds tem se tornado assunto em todo lugar tendo saído de um simples jogo para um verdadeiro fenômeno. A novidade é que a empresa que publica o jogo, a Rovio , mencionou que o custo de produção teria sido de apenas US$ 140 mil, tendo gerado mais de US$ 70 milhões em retorno, tornando-o um dos jogos mais lucrativos de todos os tempos.     A primeira pergunta que vem à nossa mente é: Será que foi o mais lucrativo de todos? Vários analistas da indústria de jogos foram chamados para darem suas opiniões a respeito no site de notícias Game Daily .

Jesse Dinvinch da Electronic Entertainment Design and Research (EEDAR) comentou: “Os US$ 140 mil foram os custos de desenvolvimento e considerando o marketing e os produtos auxiliares (como as pelúcias), o custo real de manter e operar a marca Angry Birds certamente é mais alto, mas ainda é justo dizer que Angry Birds é de longe um dos mais lucrativos jogos da história, relativo a custo”.

E adicionou: “Mantendo em mente que de uma perspectiva absoluta, jogos como Call of Duty e World of Warcraft trazem uma quantia substancialmente maior de lucro. E claro, esse é o dilema atual da nossa indústria. As grandes publicadoras sabem que as margens são muito mais altas nos mercados móveis e sociais; no entanto, o tamanho do lucro em potencial real permanece limitado. Angry Birds é um caso isolado e para todo Angry Birds há centenas, se não milhares, que falham no ambiente iOS . Claro, eu NÃO estou tentando subtrair do sucesso de Angry Birds , ele venceu contra todas as chances e deve ser apreciado como um grande exemplo de pra onde a nossa indústria e interesse dos consumidores podem estar indo”.

O polêmico analista Michael Pachter da Wedbush Securities foi bem conciso em sua opinião: “Aposto que Pong foi mais lucrativo”. David Cole da DFC Intelligence ressaltou que há de se considerar também custos para converter o jogo para múltiplas plataformas.     Apesar disso, Cole disse: “Esses jogos simples que se tornam grandes sucessos são definitivamente os mais lucrativos na indústria. Tetris é provavelmente o maior sucesso – custou essencialmente zero para desenvolver e continua a fazer dinheiro após 20 anos. Recentemente você tem Bejeweled da Popcap que eu aposto que custou menos de US$ 140 mil e fez muito mais do que US$ 70 milhões.

Cole encerrou afirmando categoricamente: “Então eu diria que não, não é a base ROI (Retorno Sobre Investimento) mais bem-sucedida de todos os tempos. No entanto, eu diria que cai naquela rara categoria de jogos como Tetris e Bejeweled onde se você tem um sucesso o ROI é incrível”.    

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