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Aplicativo de aeroporto usa realidade aumentada para localizar serviços

Aplicativo de aeroporto usa realidade aumentada para localizar serviços

Atualizado: Segunda-feira, 11 Abril de 2011 as 1:56

Um aplicativo lançado pela empresa SITA permite que passageiros transitando pelo Aeroporto de Copenhagen, na Dinamarca, consigam encontrar sua localização exata e descobrir o melhor caminho para chegar ao portão de embarque.

O programa de realidade aumenta usa a câmera do iPhone para “escanear” o ambiente em torno do passageiro. Ao posicionar o smartphone da Apple em frente a uma loja, por exemplo, o usuário poderá saber quais produtos estão com desconto. O aplicativo, que deve ser lançado em algumas semanas, tem como objetivo otimizar o tempo dos passageiros no aeroporto ao dar sugestões de restaurantes e lojas próximas.

Aplicativo do Aeroporto de Copenhagen mostra descontos em lojas (Foto: Divulgação)

  “A nova tecnologia dá aos passageiros uma nova dimensão para a sua estadia no aeroporto”, explica Christian Poulsen, diretor de TI do Aeroporto de Copenhagen. “Mais de 100 mil usuários já baixaram o nosso aplicativo e tivemos um bom retorno dos passageiros. Por isso, decidimos atualizar o programa para incluir a função de realidade aumentada”, completou.

O GPS é utilizado na maioria das aplicações de realidade aumentada para determinar a localização do usuário. No entanto, os sinais do GPS não conseguem penetrar em estruturas de concreto de prédios, não permitindo que a tecnologia funcione internamente.

O aplicativo desenvolvido pela SITA Lab usa a intensidade do sinal a partir de pontos de acesso wi-fi para determinar a localização de passageiros por meio do celular. “Com o tempo, o aeroporto poderá trabalhar com varejistas para oferecer promoções específicas aos passageiros”, disse Jim Peters, diretor de tecnologia da SITA.

Programa busca localização do passageiro para mostrar melhor caminho até embarque (Foto: Divulgação)          

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