Aplicativos transformam iPad e iPhone em walkie-talkie digital

Aplicativos transformam iPad e iPhone em walkie-talkie digital

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:33

Os antigos walkie-takies, que por muito tempo foram uma alternativa barata para conversas de curta distância, podem estar esquecidos na gaveta. Mas o conceito continua vivo e, com a crescente adesão aos dispositivos móveis e smartphones, ganharam até uma versão mais moderna.

Que tal adicionar a funcionalidade de troca de mensagens por som a um iPod? Ou poder se comunicar por voz, identificando a localização, usando um tablet? Além disso, é possível usar o smartphone e dispositivos como o iPod touch para conversas, contando com o acesso à internet por meio de uma rede wi-fi, ou seja, sem plano de dados.

Nesta coluna, irei apresentar três aplicativos gratuitos que podem ser instalados no iPod, iPhone, iPad e em dispositivos baseados na plataforma Android.

HeyTell é um aplicativo multiplataforma que permite

a troca de mensagens de voz (Foto: Reprodução)

  HeyTell

HeyTell é um aplicativo multiplataforma que permite a troca de mensagens de voz e, se autorizado pelo usuário, o serviço também informa a localização do contato. Nesse caso, pode haver uma variação na precisão das coordenadas, já que os serviços de geolocalização não são totalmente precisos.

Para que ocorra a comunicação entre os dispositivos, ambos os contatos devem possuir o aplicativo instalado. Também será preciso incluir o contato na lista de amigos, que pode ser integrada com a agenda do dispositivo. Para o seu funcionamento, é preciso ter cadastrado um e-mail válido.

A troca das mensagens é muito parecida como a que ocorre nos antigos rádios comunicadores. Porém, HeyTell não permite conversas simultâneas. Ao concluir a gravação da mensagem, será preciso enviá-la ao destinatário clicando em “HOLD AND SPEAK”.

O procedimento de resposta é o mesmo. Vale salientar que o próprio aplicativo se encarrega de gerenciar a gravação e enviar a mensagem. O envio de dados irá usar a conexão disponível para o dispositivo. Uma alternativa econômica é comunicar-se estando conectado à internet usando uma rede wi-fi.

Uma característica do serviço que pode ser interessante é de poder escutar mais de uma vez a mensagem de voz, já que ela é gravada. Para garantir a segurança e privacidade, todas as mensagens são criptografadas. O HeyTell está disponível gratuitamente na Android Market e na App Store.

O TiKL é um aplicativo para troca de mensagens

por voz que integra com a lista de contatos do

Facebook (Foto: Reprodução)

  TiKL

TiKL – troque mensagens de voz facilmente com os seus contatos. Em apenas um clique, é possível enviar e receber mensagens por meio do aplicativo. Existem duas formas de adicionar os contatos. Uma é pelos que já estiverem na agenda do celular e outra é permitir o acesso aos contatos no Facebook.

O programa só irá adicionar na lista de contatos que cria a partir das duas origens mencionadas acima, caso o usuário permita. Isso é válido para evitar incluir no serviço contatos da rede social sem que tenham sido selecionados previamente.

A sua interface é simples e permite selecionar o formato de envio das mensagens, já que o aplicativo também permite o envio de mensagens texto.

Também é possível criar um grupo de contatos e comunicar-se com os seus integrantes, podendo escolher o formato. O aplicativo tem como requisito apenas o acesso à internet. O TiKL está disponível gratuitamente na Android Market e na App Store.

O Voxer é um aplicativo de troca de mensagens

que oferece algumas funcionalidades de

redes sociais (Foto: Reprodução)

  Voxer

Voxer é um aplicativo que reúne as principais funcionalidades oferecidas pelos programas que se parecem a um walkie-talkie. Mas também suporta a criação de grupos, envio de mensagens de texto, voz e geolocalização (inclusive integrando com GPS).

O Voxer permite a integração com os contatos do Facebook – por meio do programa fica ainda mais fácil para os usuários da rede social trocarem mensagens com os contatos.

Por enquanto, o Voxer só tem versão para a plataforma iOS, da Apple. Mas existe a perspectiva de que, em breve, o aplicativo terá a sua versão no Android.   * Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníaco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições