Após pressão, Facebook anuncia controles de privacidade mais simples

Após pressão, Facebook anuncia controles de privacidade mais simples

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O Facebook, maior site de relacionamentos do mundo, está simplificando seus controles de privacidade, em meio à crescente insatisfação de muitos dos seus usuários. A mudança, contudo, será gradativa e ocorrerá durante as próximas semanas, de acordo com anúncio feito nesta quarta-feira (25).

Reclamantes têm organizado campanhas para deixar o Facebook, e grupos de privacidade têm se queixado para reguladores após o site ter anunciado novas ferramentas no mês passado, incluindo a personalização instantânea, que faria coligação de outros sites aos perfis de usuários no Facebook.

"Muitas pessoas estão perturbadas conosco", disse o executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg em uma entrevista coletiva concedida à imprensa hoje.

Uma das reclamações dos usuários é a de que, mesmo ocultando suas preferências e comunidades, o perfil pode aparecer em outras páginas --como a da própria comunidade favoritada. O site deve estender as mudanças de privacidade a isso, a partir da simplificação dos controles, segundo Zuckerberg.

Zuckerberg disse que a companhia também está fazendo com que se torne mais fácil para usuários rejeitarem a ferramenta de personalização instantânea.

Ele disse também que, como o Facebook ofereceu mais granularidade nas escolhas de privacidade, as configurações se tornaram muito complexas, a ponto de muitos usuários simplesmente se esquivarem em vez de optarem por menos compartilhamento.  

Não está claro se as mudanças vão suprimir as inquietações dos usuários.

Em comunicado, o Centro para a Democracia e Tecnologia, ONG de Washington, disse que "enquanto ainda é necessário que sejam feitos mais trabalhos, estas mudanças estão construindo blocos para dar às pessoas o que elas querem e merecem".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições