Após previsão de demanda baixa, ação da Adobe tomba 20%

Após previsão de demanda baixa, ação da Adobe tomba 20%

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

As ações da Adobe Systems desabavam 20% nesta quarta-feira (22), um dia depois da produtora de software ter previsto demanda baixa para seu principal pacote de software. O anúncio disparou preocupações entre analistas sobre falta de produtos novos no curto prazo capazes de estimular as ações da empresa.

A Adobe anunciou que embora a demanda pelo Creative Suite 5 (CS5) continue positiva, as vendas no Japão e a clientes norte-americanos do setor de educação podem ser inferiores às esperadas. Pelo menos três corretoras retiraram recomendações de compra de ações da Adobe.

Na terça-feira (21), a Adobe anunciou o lançamento dos softwares Photoshop Elements 9 e Premiere Elements 9, versões simplificadas do pacote profissional CS 5 (lançado em abril) voltadas para o público doméstico. O preço e a data de lançamento dos produtos no Brasil ainda não foram divulgados.

Restrições ao uso de Flash

O BofA Merrill Lynch afirmou que, embora mantenha-se otimista sobre o software Adobe Flash e sua penetração nos mercados celulares, o crescimento do CS5, que é o negócio central da companhia, parece desacelerar. Até agora, o BofA tinha uma recomendação de compra das ações da Adobe.

A Apple recentemente relaxou as restrições ao uso de ferramentas desenvolvidas por terceiros, a exemplo do Flash, o que chegou a gerar alta nas ações da Adobe nas duas últimas semanas. A empresa antecipa que a receita trimestral de sua divisão de soluções criativas, que inclui o CS5, se mantenha estável ou caia ligeiramente ante o trimestre passado.

O UBS, que também recomendava compra de ações da Adobe, anunciou que a partir de agora antecipa que as ações da empresa sejam negociadas por menor múltiplo entre preço e lucro do que o esperado anteriormente. O banco espera que os investidores redirecionem seus fundos e posições de suas carteiras à Oracle, que vem apresentando tendências de avanço. A Baird afirmou que as projeções da Adobe para o quarto trimestre presumem queda nos negócios ante o trimestre atual, o que não representa um padrão sazonal normal.

Às 11h25 (horário de Brasília), as ações da Adobe desabavam 20,87%, enquanto o índice Nasdaq exibia queda de 0,55%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições