App para Android envia SMS dizendo que usuário baixou pirataria

App para Android envia SMS dizendo que usuário baixou pirataria

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:49

Uma versão do app para Android “Walk and Text” rouba informações do usuário e envia mensagens SMS para todos os contatos do telefone. O programa está disponível em sites de compartilhamento de arquivos conhecidos na América do Norte e na Ásia, segundo a Symantec. Durante a suposta ativação, o app captura dados e envia SMSs. Depois de finalizar essa tarefa, exibe a mensagem: “Esperamos que tenha aprendido algo com isso. Olhe sua conta de telefone. E não se esqueça de comprar o programa”.

O “Walk and Text” verdadeiro permite usar a câmera do telefone para ver o que está à frente durante a digitação de mensagens no celular.

O aplicativo falso, porém, não funciona. Depois de executado, uma tela falsa de ativação aparece enquanto dados como nome de usuário, número de telefone e IMEI (código identificador do celular) são enviados para um servidor pela internet. Um torpedo é enviado para todos os contatos com o texto com o texto “ei, acabei de baixar um app pirata da internet, o Walk and Text, para o meu Android. Sou estúpido e pão duro, porque só custa um dólar. Não roube como eu fiz”.

Na tela final, de “aplicativo não licenciado”, o vírus ainda diz: “esperamos que você realmente tenha aprendido algo com isso”.

A Symantec batizou a praga de “Android.Walkinwat”. Outros softwares “justiceiros” contra usuários de software pirata já existem para PC, mas, segundo a fabricante de antivírus, é o primeiro para celular. A Symantec ainda observou a sofisticação do software, que foi protegido com técnicas que dificultam a análise do código.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições