MENU

Apple disponibiliza novo sistema operacional para Mac

Apple disponibiliza novo sistema operacional para Mac

Atualizado: Quarta-feira, 20 Julho de 2011 as 11:30

Steve Jobs fala sobre o sistema operacional Lion

durante evento nos EUA (Foto: Paul Sakuma/AP)

  A Apple disponibilizou nesta quarta-feira (20) na loja virtual Mac App Store a nova versão do sistema operacional para computadores Macintosh, o OS X Lion. O programa já pode ser comprado por US$ 30 .

A confirmação da chegada do novo sistema operacional foi feita na terça-feira (19) durante anúncio dos resultados da empresa no segundo trimestre de 2011.

O novo OS X Lion, segundo Jobs anunciou em 2010 , traz de volta para o computador as funções desenvolvidas no sistema iOS, que roda no iPhone, iPod touch e iPad. Assim, o Lion pega as melhores ideias do iPad e traz para os computadores Macintosh.

A ausência de um sistema de visualização de aplicativos em tela cheia, uma das deficiências do Mac para quem migrou do ambiente Windows, também foi corrigida. Agora, o botão "+", integrado a todas as janelas, não apenas utiliza o máximo de espaço de tela que o programa julga necessário: ao clicá-lo, o usuário faz com que o conteúdo tome toda a tela, sem qualquer moldura desnecessárias.

Mac OS X Lion traz uma nova forma de visualizar os programas em execução no MacBook (Foto: Divulgação)

  Entre outros recursos do sistema está o “Mission Control”, uma nova forma de visualizar os programas em execução no MacBook, e novos movimentos para o Multi-Touch. O Lion também inclui a Mac App Store, loja de aplicativos para a linha MacBook, lançada em janeiro , e o Launchpad, que reúne todos os aplicativos já baixados no computador.

Além do salvamento automático de todas as mudanças realizadas em um trabalho – um dos novos recursos do sistema –, o OS X Lion mantém um histórico do documento e o apresenta em uma linha do tempo que pode ser percorrido pelo usuário.

Novo recurso mantém um histórico do documento e o apresenta em uma linha do tempo (Foto: Divulgação)          

veja também