Apple e Android pressionam mercado de smartphone

Apple e Android pressionam mercado de smartphone

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Em 2009, foram vendidos 1,211 bilhão de celulares em todo o mundo, de acordo com um estudo divulgado hoje pelo Gartner. O número representa uma queda de 0,9% em relação ao ano anterior, mas os smartphones continuam em franco crescimento, com Android e iPhone OS pressionando os concorrentes Symbian e o BlackBerry .

Entre os cinco principais fabricantes de celulares ( Nokia , Samsung, LG, Motorola e Sony Ericsson), apenas dois (LG e Samsung) registraram aumento em sua participação de mercado durante 2009. A LG tinha 8,4% de market share em 2008 e passou para 10,1% em 2009, e a Samsung foi de 16,3% para 19,5% em 2009. O Gartner diz ainda que, entre os cinco fabricantes, a Samsung é a "vencedora", já que melhorou seus processos de distribuição e aprimorou seu portfolio de aparelhos.

A Nokia teve uma queda de 38,6% de mercado em 2008 para 36,4% em 2009, e o Gartner identifica que a companhia finlandesa terá que "encarar um desafio no primeiro semestre de 2010, já que as melhorias no Symbian e produtos baseados na nova plataforma Meego não chegam à lojas antes da segunda metade do ano".

Em 2009, o mercado de smartphones atingiu 172,4 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 23,8% em relação ao ano anterior. Segundo o Gartner, esse mercado específico vem sendo pressionado por fabricantes específicos, como Apple e RIM, que estão tomando o lugar de outros sistemas operacionais. O Symbian continua na liderança, presente em 46,9% dos smartphones, seguido pelo Blackberry OS, da RIM (19,9%) e pelo iPhone OS, da Apple (14,4%).

Segundo o estudo do Gartner, o melhor desempenho em sistemas operacionais em 2009 veio do Android e da Apple. O sistema do Google cresceu 3,5 pontos percentuais no ano, e o da Apple, 6,2 pontos percentuais, que o levou a ocupar a terceira posição na lista e desalojar o Windows Mobile, da Microsoft, para a quarta posição.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições