MENU

Apple vai produzir iPad no Brasil

Apple vai produzir iPad no Brasil

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 1:15

Aloizio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia, afirmou nesta terça-feira (12) à agência de notícias Reuters, durante viagem à China, que a Apple e a fabricante Foxconn vão mesmo produzir o tablet iPad 2 no Brasil até o fim de novembro.

A afirmação confirma rumores que começaram no início de abril. Segundo informações da revista Veja, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deve anunciar na semana que vem a fabricação do produto na fábrica de Jundiaí da Foxconn, empresa que produz eletrônicos da Apple na China. O jornal Folha de S. Paulo informou que já foram despachados contêineres da Ásia com componentes para montagem no Brasil.

A fabricação do iPad no País deve se beneficiar da isenção de 9,25% de PIS e Cofins proposta pelo governo federal para a fabricação de tablets. O produto passaria a ser classificado como “computador”. A expectativa é que a vinda da Apple acelere a aprovação da isenção, beneficiando todos os fabricantes desse tipo de produto em território nacional, diminuindo os preços e popularizando o equipamento.

Segundo Mercadante, as condições de produção do iPad no País, como logística e infraestrutura, ainda devem ser anunciadas. Segundo o ministro, o assunto ainda está em estudado por um grupo de trabalho com representantes de vários ministérios e do BNDES.

Investimento

O presidente da Foxconn, em encontro com a presidente Dilma Rousseff também na manhã desta terça-feira, comunicou a intenção de investir US$ 12 bilhões no Brasil. Não foram definidos prazos e nem quais produtos serão fabricados. O encontro aconteceu durante seminário em Pequim, que reuniu cerca de 300 empresas brasileiras e chinesas. O Itamaraty confirmou a proposta da Foxconn.      

veja também