Apreensão de software pirata dispara 137% no Brasil em janeiro

Apreensão de software pirata dispara 137% no Brasil em janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:56

As autoridades brasileiras apreenderam 222,5 mil mídias falsificadas em janeiro, o que representa um salto de 137% em relação ao mesmo periodo do ano passado. O número de operações realizadas no início do ano (71) superou em 39% ante mesmo período do ano passado. O resultado foi considerado recorde para o período, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e Entertainment Software Association (ESA).

O Rio de Janeiro foi a região a registrar o maior saldo de mídias capturadas, o equivalente a 170 mil CDs. No final do mês, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) deflagrou uma grande operação de combate à pirataria batizada de "Ilegal nunca mais", no Camelódromo da Rua Uruguaiana, principal pólo de comércio informal do RJ.

Já na internet, as ações resultaram na retirada do ar 32 sites dedicados à venda de softwares falsificados, além de 2,1 mil anúncios destinados a mesma finalidade, valores 39% e 50% maiores que os registrados no mesmo período de 2010, respectivamente.

'Todas essas iniciativas, em conjunto, derrubaram o índice de pirataria em 8% nos últimos cinco anos', diz Antônio Eduardo Mendes da Silva, coordenador do Grupo de Defesa da Propriedade Intelectual da ABES.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições