A apuração das eleições presidenciais bateu recorde de agilidade em 2010, informou hoje (31) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski. Segundo o ministro, às 20h04 já se sabia que Dilma Rousseff (PT) é a presidente do Brasil. A essa hora, a petista estava com 55,39% dos votos. Para o ministro, o fato de o resultado ser conhecido uma hora depois do início da divulgação dos resultados é fruto de um grande avanço na tecnologia. Em 2002, o resultado foi conhecido às 23h e, em 2006, às 21h30, disse. Segundo Lewandowski, o Brasil bateu recordes mundiais. Ele ressaltou que as eleições correram em clima de paz e tranquilidade. O resultado é vitória do povo brasileiro: pacífico, ordeiro, trabalhador e honesto. Representa a consolidação definitiva das instituições republicanas, sobretudo da Justiça Eleitoral. Quem assistiu pela TV como transcorreram as eleições no país deve ter se surpreendido, pois o brasileiro foi votar com sorriso nos lábios.
Lewandowski afirmou que este é um resultado que pacifica e tranquiliza o país "por mais acirrada que tenham sido as campanhas. Depois de agradecer a todos que participaram do processo eleitoral, o ministro fez uma menção especial à imprensa e foi aplaudido. Sem uma imprensa livre não há democracia.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições