Astronautas da Endeavour terminam última caminhada espacial

Astronautas da Endeavour terminam última caminhada espacial

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Os astronautas Nicholas Patrick e Robert Behnken terminaram nesta quarta-feira (17) a terceira e última caminhada da missão da nave espacial Endeavour, concluindo a instalação do módulo Tranquility com um mirante panorâmico na Estação Espacial Internacional (ISS).

Os astronautas entraram de volta à cabine de descompressão às 06h03 (horário de Brasília), segundo o coordenador da Nasa no Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia, Serguei Puzanov.

Uma fonte informou à agência russa Interfax que os últimos trabalhos tiveram uma duração de 5 horas e 48 minutos e todas as tarefas foram cumpridas.

Os astronautas conectaram a calefação e os cabos de transmissão de dados que unem a cabine de comando do complexo ao módulo Tranquility. Também foi aberto o segundo dos dois circuitos de amoníaco para permitir que o fluído de diminuição de temperatura circule pelo do novo módulo.

Além disso, foi retirado o isolamento térmico das sete janelas da cúpula de observação panorâmica e acertados os últimos ajustes para que os astronautas possam acionar o dispositivo.

O Endeavour foi lançado na Flórida na segunda-feira (8) para uma missão de 13 dias no espaço. A Estação Internacional é um projeto do qual participam 16 países, a um custo de US$ 100 bilhões (R$ 188 bilhões) – a maior parte é financiada pelo governo dos Estados Unidos.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições