Autoridades alemãs advertem sobre festas convocadas pelo Facebook

Autoridades alemãs advertem sobre festas convocadas pelo Facebook

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:35

Autoridades de vários estados da Alemanha advertiram sobre a convocação de festas por meio de redes sociais, especialmente o Facebook, após o registro de vários incidentes por causa do comparecimento em massa.

"Quando a segurança e a ordem pública são ameaçados, as convocações de festas através do Facebook devem ser proibidas de antemão", disse em entrevista ao jornal "Welt am Sonntag" o ministro do Interior do estado da Baixa Saxônia, Uwe Schünemann.

Ralf Jäger, ministro do Interior da Renânia do Norte-Vestfália, disse que, "se existem indícios de perigo para os participantes ou terceiras pessoas em festas convocadas através do Facebook, os responsáveis pela ordem local devem proibir tais atos".

Joachim Hermann, da Baviera, disse que um inocente convite a uma festa de aniversário pode se transformar rapidamente "em um grave problema de segurança" de consequências imprevisíveis.

O alarme foi levantado quando no início de junho uma adolescente enviou pelo Facebook um convite para a festa de seu 16º aniversário de forma aberta, erroneamente, superlotando o local e provocando confusão .

No fim de semana de Pentecostes, a Polícia teve que dissolver várias festas convocadas através do Facebook, entre elas uma em Wuppertal, no oeste do país, à qual se somaram espontaneamente 800 pessoas. Mais de 41 jovens foram detidos, e pelo menos 16 pessoas ficaram feridas devido aos distúrbios.

Festa 'superlotada' convocada pelo Facebook (Foto: Stefan Simonsen/AP)    

Schünemann exigiu que os jovens recebam em suas escolas e universidades informações sobre os perigos das redes sociais e sugeriu que as Prefeituras exijam dos pais dos anfitriões das festas que assumam os custos derivados por distúrbios e perturbação da ordem.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições