Autoridades policiais quebram senha do iPhone em menos de dois minutos

Autoridades policiais quebram senha do iPhone

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:13

Autoridades policiais estão usando um programa exclusivo para quebrar a senha de segurança do iPhone. De acordo com a Forbes, que relevou o caso, o objetivo do XRY (como o aplicativo é chamado) é transferir os dados de suspeitos de crimes para um PC, permitindo que detetives analisem informações como o histórico de localização GPS do usuário, os registros de chamadas, os contatos, as mensagens, e até mesmo os textos digitados.

O programa XRY foi produzido pela Micro Systemation, uma empresa sueca que desenvolve ferramentas para dar às autoridades policiais acesso a informações protegidas em dispositivos eletrônicos de suspeitos de crimes. A polícia do Reino Unido, departamentos de polícia norte-americana, o FBI e militares dos Estados Unidos figuram entre os maiores clientes da solução.
Instalado no Windows, o aplicativo pode fazer uma extração de dados a partir de uma grande variedade de dispositivos móveis, como smartphones, GPSs de navegação, modems 3G, tocadores de música portátil, e mais recentemente os tablets, como o iPad.


A ideia é simples: o iPhone, por exemplo, pode ser configurado para exigir uma senha de quatro dígitos sempre que a tela do celular for ligada, mantendo as informações pessoais seguras, mesmo se o dispositivo cair em mãos erradas. Usando o XRY, no entanto, as autoridades conseguem quebrar esta senha em menos de dois minutos. Obviamente, se o celular tiver uma senha mais longa, o programa exigirá mais tempo.

A técnica usada para a quebra da senha é o “Força Bruta”, que testa todas as alternativas possíveis (como a senha do iPhone usa quatro dígitos em números, ele testa as 10 mil senhas prováveis). Quanto mais difícil for a senha, mais tempo ele demora para descobri-la. Além disso, nem sempre o programa consegue descobrir a senha. Em um caso recente o FBInão conseguiu acessar o celular de um criminoso, e precisou pedir ajuda ao Google para fazê-lo.
Para funcionar, o XRY se aproveita das falhas de segurança do software do telefone, assim como os programas que fazem o Jailbreak (para desbloquear o telefone). Conheça melhor o aplicativo nos dois vídeos abaixo, com algumas demonstrações.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições