MENU

Avião de papel tira fotos da Terra vista do espaço

Avião de papel tira fotos da Terra vista do espaço

Atualizado: Sexta-feira, 12 Novembro de 2010 as 12:42

Uma equipe de amadores britânicos lançou ao espaço um avião feito de palha e coberto com papel que tirou fotografias da Terra.

Steve Daniels e John Oates, entusiastas e editores do site de ciência e tecnologia The Register , embarcaram na iniciativa porque 'estavam procurando algo divertido para fazer' e se disseram impressionados com a facilidade de realizar o projeto.

Batizado de Vulture 1 ('Urubu 1'), o planador foi colado a um balão de gás hélio, que explodiu a mais de 27 mil metros da superfície e deixou cair o protótipo de aeronave.

Na descida, que durou cerca de 90 minutos, câmeras de e de inseridas dentro do aparelho registraram imagens como a da curvatura da Terra.   'Estávamos procurando algo divertido para fazer e os leitores do site tiveram essa ideia de criar um avião de papel', disse John Oates, 39.

'Achávamos que a corrida espacial britânica precisava de uma revigorada', brincou.

O chamado projeto Paris (sigla em inglês para 'Avião de Papel Liberado no Espaço') custou cerca de 8 mil libras (R$ 21 mil) e demorou um ano para ser aprimorado.

Para localizar o aparelho após o lançamento, os pesquisadores contaram com equipamentos de rastreamentos produzidos com ajuda da companhia de tecnologia em defesa Qinetiq.

veja também