Banda Larga no Brasil inteiro em 2010: é o que aponta um estudo da Telebrasil

Banda Larga no Brasil inteiro em 2010: é o que aponta um estudo da Telebrasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:17

Um estudo divulgado pela Telebrasil, associação que representa as operadoras brasileiras de telefonia em parceria com a consultoria Teleco, afirma que as redes de banda larga fixa já atingem mais de 4.800 municípios e, até o fim do ano, chegarão a todo o país.

O estudo "Situação da Banda Larga no Brasil" revela que o uso das redes cresceu 42% no primeiro semestre deste ano. Foram 7,7 milhões de novos aparelhos ativados, totalizando hoje 26,1 milhões de acessos, entre malhas fixa e móvel.

O avanço na participação de aparelhos 3G foi um dos maiores: de 4,3 milhões para 10,4 milhões. Os modems de acesso à internet aumentaram de 2,7 para 3,5 milhões.

A velocidade média também saltou de 512 kilobits por segundo no fim de 2009  para 1,3 megabits por segundo atualmente. Hoje, o Brasil está atrás apenas do Chile e da Colômbia entre os países da América Latina.

Mas os dados da Telebrasil contradizem um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que apontava uma cobertura muito mais modesta. De acordo com os estudos anteriores, a cobertura da banda larga no país era de apenas 46,6% dos municípios. A Telebrasil argumenta que as formas de medição foram diferentes - por isso resultados tão díspares.

E na sua cidade, já existe cobertura 3G? Você acredita na cobertura nacional até o fim do ano?  O Olhar Digital está fazendo a sua própria pesquisa. Vamos tirar essa dúvida? Responda ao nosso questionário e nos diga se existe cobertura 3G na sua cidade! A qualidade do sinal é satisfatória? E o preço, é razoável? Ajude-nos a criar este mapa e cobrar por melhores condições da banda larga no país!

Postado por: Thatiane de Souza

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições