MENU

BlackBerry Maps já funciona no Brasil

BlackBerry Maps já funciona no Brasil

Atualizado: Segunda-feira, 22 Novembro de 2010 as 11:38

Pois é Finalmente a última função disponível nos dispositivos BlackBerry que não estava disponível para os usuários brasileiros, ou melhor, para os usuários da América Latina, agora está disponível para o Brasil e para outros países. Na realidade, eu já havia notado que ele estava presente no México e na Argentina, durante o BlackBerry Collaboration Forum, mas no Brasil ainda não estava.

Mas, no início do mês, testei em diversos pontos e um dos pontos positivos foi:

O BlackBerry Maps é mais rápido do que o Google Maps e apresenta maior precisão, pois ele realmente trabalha com o GPS do dispositivo (lembrando que somente será possível para modelos com GPS).Fiz alguns testes e ele funciona bem mesmo, tem quase todas as opções que o Google Maps apresenta.Você pode acionar o GPS a qualquer momento, e com base nele identificar sua localização atual e, claro, para onde se quer ir.Ele mantém uma barra na parte inferior da tela onde mostra os detalhes, assim como a mensagem acima, ou o símbolo do satélite, a velocidade e o ponto cardeal. Caso você queira omitir essa informação e deixar somente o mapa, pressione a tecla "Space".Também apresenta uma função bem interessante, na qual você consegue compartilhar sua localização com outro usuário, seja através de BlackBerry Messenger, e-mail, PIN, MMS etc.Outro ponto interessante é o formato de pesquisa. Você faz uma pesquisa pelo nome do estabelecimento (no caso, fiz a busca por aeroporto, e me mostrou o de Congonhas, mais próximo de onde estava) e existe uma classificação por estrelas, além de apresentar uma lista de empresas pela região.

Ao clicar no menu e optar por detalhes, aparecerá o review de quem já passou pelo local, bem interessante.Enfim, o BlackBerry Maps é mais rápido e consome menos banda pois é vetorial, enquanto o Google Maps é baseado em imagens estáticas.

O que ele não tem em relação ao Google Maps é o sincronismo com Google Latitude e com a camada e trânsito, mas que, ao meu ver, não ajuda muito, pois não é em tempo real.

Outro ponto é que usuários do   SmartGuard   antes não podiam utilizar a função onde estive .Essa função rastreia por onde passou e aponta no BlackBerry Maps. Anteriormente, ela não era possível, pois faltava o mapa para identificar o local exato. Agora funciona perfeitamente.

A única coisa que ainda falta para os dispositivos BlackBerry com relação a mapas e utilização do GPS é adicionar ao BlackBerry Maps a função voz. Imagine você conduzir seu veículo, com a rota definida no BlackBerry Maps e com seu   fone Bluetooth   podendo comunicar-se com quem você quiser e ainda ouvir as diretrizes da rota escolhida, sem a necessidade de retirar as mãos do volante. O que você acha?

veja também