MENU

Botnets e nuvem turbinam ataques contra VoIP

Botnets e nuvem turbinam ataques contra VoIP

Atualizado: Sexta-feira, 11 Março de 2011 as 12:12

Com o VoIP ficando cada vez mais popular entre as empresas, torna-se ainda mais importante proteger as comunicações sobre IP de hackers. A ascensão do VoIP está incluindo alguns alvos tentadores na lista dos oportunistas.     De acordo com dois relatórios publicados pela Cisco e Sipera, os ataques de hackers a sistemas VoIP estão crescendo. As fraudes mais comuns são as do tipo pedágio, em que os hackers usam linhas VoIP comprometidas para fazer chamadas de longa distância, utilizando números VoIP Premium cujas contas as empresas é que irão pagar, e do tipo vishing, em que os hackers falsificam números VoIP para convencer empregados de empresas a fornecer dados sigilosos de fundos de pensão ou contas correntes.

Segundo os pesquisadores, os ataques a sistemas VoIP subiram para cerca de 30% das tentativas de invasão on-line. A tendência mais preocupante é que os hackers estão usando botnets e recursos na nuvem para forçar os ataques a pontos frágeis de segurança, tornando as invasões mais fáceis.

As empresas vêem a falta de segurança, a popularidade da tecnologia e a facilidade com que os hackers ganham dinheiro como os principais motivos de o VoIP estar cada vez mais na mira dos criminosos. O laboratório da Sipera usou honeypots para atrair os hackers e assim monitorar suas ações. A empresa determinou que os criminosos estão operando principalmente da China, da Rússia, EUA e Coréia do Sul.    

veja também