Brasil ganha 'YouTube' só de vídeos históricos gratuitos

Brasil ganha 'YouTube' só de vídeos históricos gratuitos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Vídeos históricos do país, que antes só podiam ser acessados pelo Arquivo Nacional, aulas e eventos da USP e filmes, agora podem ser assistidos pelo público por meio do portal Zappiens.br. O portal gratuito de distribuição de vídeos apresenta um acervo exclusivo, voltado para o conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa.

O serviço apresentado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal, nesta quinta-feira, dia 4, disponibilizará vídeos para a consulta, permitindo usá-los como referência em pesquisas acadêmicas e trabalhos escolares, por exemplo.

Inicialmente, estarão disponíveis materiais do CGI.br, e dos parceiros USP e Arquivo Nacional, como os Cinejornais, programas de notícias apresentados antes dos filmes nos cinemas brasileiros entre as décadas de 1930 e 1970. No momento, o portal possui cerca de 6 mi vídeos.

"Esta é a oportunidade de reunir e de tornar público acervos raros e exclusivos que podem ser utilizados como fonte para estudo e pesquisa", diz Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e um dos coordenadores do projeto. "Com acesso gratuito, o objetivo é disseminar cultura, informação científica e tecnológica entre diversas comunidades".

Para o diretor-geral do Arquivo Nacional, o professor Jaime Antunes da Silva, os vídeos da instituição proporcionarão ao cidadão a oportunidade de acessar e pesquisar na internet um acervo de imagens que retrata a história do Brasil. "Até então, o usuário tinha que ir até o Arquivo Nacional na cidade do Rio de Janeiro para fazer a consulta de imagens. Com a digitalização do conteúdo, podemos popularizar este acesso e melhorar o atendimento ao usuário", afirma.

A ideia é que, além dos vídeos, outros conteúdos como fotos e pesquisas em texto das organizações participantes, por exemplo, possam ser divulgadas no Zapping.br. "Um vídeo de uma aula pode apresentar ligações para imagens ou pesquisas sobre o mesmo tema, facilitando o trabalho de pesquisa do aluno", diz Faulhaber.

O site possui um sistema de busca que funciona por meio de palavras-chave e por tags, permitindo organizar os conteúdos. Não há limite para o tamanho dos arquivos de vídeo e, por conta de direitos autorais, a maioria só poderá ser acessada para visualização via web.

Segundo os organizadores, o Zappiens.br estará sempre agregando mais conteúdo e buscando parcerias com novas organizações que poderão disponibilizar acervos em vídeo.

Por: Gustavo Petró

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições