Brasil mantém negociação sobre fábrica de telas sensíveis ao toque

Brasil mantém negociação sobre fábrica de telas sensíveis ao toque

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

Aloizio Mercadante falou durante o programa

'Bom Dia Ministro' (Foto: Antônio Cruz/ABr)

  O Brasil mantém negociações em estágio avançado para a instalação de uma fábrica de telas sensíveis ao toque no país, disse nesta quinta-feira (28) o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Durante o programa “Bom Dia Ministro”, da Radiobrás, Mercadante afirmou também que o governo pretende ampliar para todo o setor de tecnologia da informação os incentivos dados para a fabricação de tablets no Brasil.

“O Brasil será o primeiro país do Ocidente a ter essa indústria (de tela sensível ao toque) se nós concretizarmos entendimentos que estão muito avançados nessa direção”, disse o ministro sem dar mais detalhes sobre com quem o governo mantém negociações, nem sobre o local onde a unidade poderá ser instalada.

Tablets no Brasil

O governo federal incluiu em maio os tablets na chamada Lei do Bem . Com isso, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre estes dispositivos cai de 15% para 3%. Além disso, a alíquota do PIS/Cofins foi zerada. “Isso que estamos fazendo com os tablets pretendemos fazer com toda cadeia de tecnologia da informação. Isso ajudará a estimular a inovação”, disse Mercadante.     De acordo com a empresa de pesquisa IDC, as vendas de tablets no Brasil devem chegar a 300 mil unidades em 2011, com a maior movimentação ocorrendo nos seis últimos meses do ano. Nessa época, mais produtos do exterior terão chegado ao mercado brasileiro e as fabricantes nacionais já terão se posicionado com seus próprios produtos.

Segundo o IDC, a desoneração dos tablets só terá um impacto relevante sobre as vendas em 2012, levando-se em conta o tempo de produção dos dispositivos brasileiros.

De acordo com o ministro, o governo da presidente Dilma Rousseff negocia o incentivo à inovação em outros setores da economia. Sem dar detalhes, ele afirmou que existem negociações com a Confederação Nacional da Indústria para a criação de uma empresa estatal voltada à pesquisa industrial, no mesmo modelo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições