Brasileiros e japoneses discutem implementação da TV digital

Brasileiros e japoneses discutem implementação da TV digital

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

Engenheiros e técnicos de empresas de radiodifusão participam de um workshop promovido pelo Fórum de Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) e pelo Grupo de Trabalho Brasil-Japão (GTC) ontem, dia 25 de agosto e hoje, dia 26 de agosto, para trocar experiências de como implantar a TV.

"Há uma necessidade de incentivar as emissoras a investir na TV digital. Este encontro é um desdobramento dos nossos trabalhos para promover melhor o setor", disse Ana Eliza Faria e Silva, coordenadora do módulo técnico do Fórum SBTVD.

Os Ministérios das Comunicações, da Ciência e Tecnologia e a Casa Civil da Presidência da República também participam do evento.

"A presença do governo e seu apoio mostram aos participantes que há uma segurança jurídica em investir nesta nova tecnologia, que temos sustentação e que haverá continuidade do projeto", explicou a coordenadora.

Ana Eliza disse que o Brasil é um dos poucos países cuja TV digital é oferecida gratuitamente - nos demais países o serviço faz parte de pacotes de TVs pagas - e que o mercado tem potencial. "Já temos TV digital em quatro cidades, e até o final do ano teremos em dez", disse.

A TV digital, que começou a ser exibida no país no dia 2 de dezembro do ano passado, em São Paulo, deve chegar a mais 20 capitais em 2009.

Segundo a coordenadora, o número de usuários também tende a aumentar graças aos preços dos receptores de TV digital, que têm caído nos últimos meses. "Os primeiros eram vendidos por cerca de R$ 1 mil. Hoje já temos produtos nas lojas por R$ 300", disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições