Búlgaro é condenado por incitar degola de ciganos no Facebook

Búlgaro é condenado por incitar degola de ciganos no Facebook

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Um tribunal da cidade búlgara de Varna condenou nesta quinta-feira (13) um jovem por criar no Facebook um grupo incentivando a degola de ciganos, por meio do qual ele pretendia organizar ataques contra esse grupo étnico.

Em poucas horas, 76 pessoas aderiram ao grupo, que incitava empunhar armas contra os ciganos. O grupo foi excluído do sistema pela própria administração do Facebook pouco tempo depois de ser criado.

O condenado é um estudante de 23 anos, sem antecedentes penais, que foi acusado de crime de propagação da violência contra ciganos. O jovem não será preso, mas ficará sob supervisão por três anos e terá de cumprir pena de dez meses na prisão, se durante esse período, voltar a cometer delito semelhante.

Nas últimas semanas, a Bulgária foi palco de violentos protestos contra a comunidade cigana, iniciados depois que um adolescente morreu ao ser atropelado por um cigano, que fugiu. Mais de 400 pessoas foram detidas durante manifestações racistas e os ataques contra aldeias e bairros ciganos.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições