C3 2011 ganha versão com teto solar

C3 2011 ganha versão com teto solar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

Até uns anos atrás, teto solar era coisa de carro chique. Era oferecido, em geral, a partir dos modelos médios. Hoje, o equipamento já pode ser instalado em alguns populares. Mas ainda assim, é visto como item de luxo. E foi amparada nessa imagem de requinte que a Citroën passa a oferecer o cobiçado item no C3. A linha 2011 do hatch compacto chega às revendas da marca francesa essa semana tendo como principal estrela o C3 Solaris, nova configuração que traz de série... Um teto solar.

Limitada em 1.400 unidades, a versão Solaris terá preço inicial de R$ 48.310 e usa como base a versão topo de linha C3 Exclusive, com farto pacote de itens de fábrica. A ideia é fortalecer ainda mais a imagem de sofisticação. Por isso, a série especial vem equipada apenas com o motor 1.6 litro flex, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas - o mais forte disponível no hatch. O bloco vem acoplado ao câmbio automático sequencial auto-active e entrega 110 cv de potência com gasolina e 113 cv com álcool aos 5.250 rpm, além de 14,5 kgfm e 15,8 kgfm de torque aos 4 mil giros, na ordem.

Como manda o figurino da Citroën, o teto solar com acionamento elétrico da versão Solaris é sofisticado. A peça conta com um sistema de abertura do tipo spoiler, com deslizamento da área envidraçada para trás e para cima. O sistema oferece ainda duas posições de memória pré-programadas, acionamento soft touch, painel de controle elétrico iluminado, função anti-esmagamento automática, proteção ultravioleta no vidro e permite regulagens múltiplas de posição.

Além do teto solar, o C3 Solaris também traz instalado o Pack Clim Auto, pacote de equipamentos que reúne ar-condicionado digital e sensores de luminosidade e de chuva. Da configuração Exclusive, a edição limitada herda direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, faróis de neblina, duplo airbag frontal e freios com sistema ABS, distribuidor eletrônico de frenagem EBD e assistente de emergência AFU. O C3 Solaris pode ainda receber o - também estreante - Pack Star, oferecido em todas as versões.

O kit inclui rodas de liga leve de 15 polegadas calçadas com pneus Goodyear 185/60, rádio CD Player com comandos na coluna de direção e mostrador de três linhas integrado ao painel. O visor informa dados do computador de bordo, como os consumos médio e instantâneo, a temperatura externa e dados do sistema de som. O Pack Star estará disponível no hatch compacto a partir de 1º de março e o C3 básico, com o pacote instalado, terá preço inicial de R$ 37.990.

Expectativas

A Citroën do Brasil também aproveitou a apresentação do C3 Solaris para falar das expectativas da montadora para 2010. E os planos são ambiciosos. A marca francesa crê num avanço de 40% em seus negócios no País esse ano, com cerca de 99 mil unidades comercializadas até dezembro - nada menos que 30 mil a mais que no ano passado inteiro. Grande parte desse volume virá do C3 Picasso, monovolume compacto que será lançado por aqui em agosto, com início das vendas em setembro.

A Citroën acredita em uma média mensal de dois mil carros só para o C3 Picasso, total que fará subir de 2% para 3% sua participação no mercado nacional. Para acompanhar a demanda, a planta da PSA Peugeot Citroën em Porto Real, no sul Fluminense, começou a operar em três turnos há duas semanas. O início da produção do monovolume pequeno também promoverá mudanças na linha, com a transferência da montagem da minivan Xsara Picasso para a fábrica de El Palomar, na Argentina. Já o hatch de luxo DS3 só deve desembarcar por aqui no início de 2011, por conta da forte .demanda pelo modelo na Europa.

Por: Diogo de Oliveira

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições