Câmera compacta da Samsung traz duas telas LCD

Câmera compacta da Samsung traz duas telas LCD

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

A Samsung PL100 é uma câmera compacta muito fácil de usar, do tipo "point-and-shoot". Com preço sugerido de 699 reais, esta pequena câmera tira boas fotos tanto em ambientes externos quanto internos, com resolução de até 12 Megapixel. Quando comparada a outras câmeras compactas, ela tem como diferencial um visor LCD frontal de 1,5 polegada. Essa pequena tela é perfeita para autorretratos, mas a Samsung inclui uma função chamada ‘modo criança’. Com ela a tela frontal exibe uma pequena animação com som para atrair a atenção de bebês e bichos de estimação, de maneira que fiquem parados para a foto não tremer.

A tela LCD traseira tem 2,7 polegadas. As dimensões da PL100 são de 9,5 centímetros de largura por 5,6 cm de altura e 2 cm de espessura. O peso é de 177 gramas. Os botões traseiros não oferecem novidade: um botão giratório é usado para selecionar o modo de cena, outro botão circular tem as funções de colocar a câmera no modo macro, desligar/ligar o flash e acionar o modo timer, para tirar fotos automáticas.

É possível escolher modos de cena de acordo com cada situação, como retrato, paisagem, documentos, pôr-do-sol, praia e fogos de artifício. Apesar disso, obtivemos melhores resultados no modo smart, que reconhece a cena e faz automaticamente os ajustes necessários para obter a melhor imagem possível.

A câmera também possui função para tirar fotos contínua, basta manter o botão de disparo pressionado. Porém, há um detalhe: nesse modo o flash não é utilizado e as fotos ficam limitadas à resolução VGA (640 por 480 pixels). As fotos tiradas com essa função são interessantes para capturar cenas em movimentos rápidos, como esportes, por exemplo. Mas o resultado é mediano, pois os objetos em movimento ainda saem borrados ou com sombra.

Em ambientes muito escuros a PL100 fez boas fotos com a ajuda do flash, que tem alcance de até cinco metros. A sensibilidade ISO da PL100 vai de 80 à 1600. No mundo da fotografia digital o valor ISO indica a sensibilidade da câmera à luz. Apesar do alta sensibilidade, as fotos em ambientes escuros sem o flash mostram 'ruído', que são pequenas manchas que aparecem na imagem. Entretanto, isso é algo comum em câmera compactas e está dentro do esperado.

A PL100 também faz vídeos, nas resoluções de 640 por 480 pixels (VGA) e 320 por 240 pixels. Dois pontos a destacar no modo vídeo: a velocidade de filmagem a 30 quadros por segundo, que evita as "travadinhas" na imagem em cenas com movimento e garante mais fluidez ao vídeo. O outro ponto positivo é que é possível filmar com zoom (até 3x), característica incomum em câmeras compactas. A PL100 é alimentada por uma pequena bateria de lítio, que teve autonomia para mais de 150 fotos e três vídeos de cinco minutos cada um. A PL100 vem com um cartão de memória tipo SD com capacidade de 2 GB.

Conclusão

A PC100 tirou boas fotos em ambientes internos e externos, porém, como a maioria das câmeras compactas, não tira boas fotos de objetos em movimento em alta resolução. A bateria teve boa duração, é possível tirar muitas fotos por mais de um dia de viagem sem se preocupar com nova carga.

O ponto negativo fica por conta mesmo do conector para ligação ao PC, que é formato proprietário da Samsung. Se o usuário perder o cabo em uma viagem, por exemplo, terá bastante dificuldade em encontrar um substituto. E o cabo serve tanto para passar as fotos para o computador, quanto para fazer a carga da bateria.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições