Carregar celular via USB em local público cria risco de roubo de dados

Carregar celular via USB em local público cria risco de roubo de dados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Quiosque com carregador de celular: risco de

roubo de dados (Foto: Divulgação)

  Brian Markus, presidente da Aires Security, e os especialistas Joseph Mlodzianowski e Robert Rowley montaram na conferência de segurança Defcon, em Las Vegas, um quiosque para recarregar gratuitamente a bateria do celular via USB. Ao plugar o celular, no entanto, a tela LCD do quiosque exibia uma mensagem: “você não deve confiar seu smartphone a quiosques públicos. Informação pode ser baixada sem o seu consentimento. Para sua sorte, essa estação é ética e seus dados estão seguros. Aproveite a recarga”.

Segundo reportagem do site “Krebs on Security”, os especialistas realizaram o experimento para mostrar os riscos de plugar um celular via USB aos participantes da conferência.

A parte mais interessante, diz o texto, foi a reação das pessoas. Um usuário disse “não me importo, pegue meus dados, eu preciso do celular para fazer uma ligação!”. Outro apenas conectou o celular, confiante, depois de desativar o modo de transferência USB, mas o celular imediatamente reativou o modo após conectar à estação de carga. “Parece que a configuração não funciona”, desabafou.

É improvável que a maioria dos pontos para recarregar a bateria via USB apresente qualquer risco, mas muitos especialistas, mesmo em uma conferência especializada em segurança como a Defcon, nunca pensaram nos riscos de usar conexões USB inseguros para a recarga do aparelho.

Os pesquisadores recomendam que usuários carreguem consigo o carregador do celular que conecta diretamente em uma tomada comum ou que desliguem completamente o celular antes de conectar. “Desse modo, a maioria dos telefones não expõe os dados”, afirmou Markus.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições