MENU

Celulares em breve podem ajudar pessoas após catástrofes

Celulares em breve podem ajudar pessoas após catástrofes

Atualizado: Sexta-feira, 12 Agosto de 2011 as 11:01

Graças a um novo sistema chamado Auto-BAHN, celulares poderão ser usados após desastres para enviarem mensagens de emergência automaticamente por uma rede wi-fi. Esta nova tecnologia também poderá ajudar em países onde as comunicações regulares são desativadas pelo governo, como nos protestos que derrubaram o governo do Egito, em fevereiro deste ano, por exemplo.

  Smartphones (Foto: Divulgação)     O cientista da computação Thomas Wilhelm, criador do sistema, espera que sua invenção seja incorporada em todos os smartphones no futuro. O software permite migrar dados de um celular para o celular de seu destinatário.

Esse sistema funciona por wi-fi e tecnologia Bluetooth, em vez de sistemas de telecomunicações, e é mais seguro após uma catástrofe natural ou quando os sinais de telefonia foram suspensos por governos autoritários. Utilizadores de Auto-BAHN poderão procurar outros usuários e lhes enviar uma mensagem, transmitida via os telefones de todos os outros.     A tecnologia também pode ajudar serviços de emergência a localizar sobreviventes de desastres. Wilhelm revelou o Auto-Bahn na DefCon (conferência de hackers realizada este mês em Las Vegas) para celulares Android, mas pretende lançar a versão para iPhone em breve.          

veja também