Chávez apoia programa nuclear iraniano

Chávez apoia programa nuclear iraniano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reiterou hoje (20) seu apoio ao desenvolvimento do programa nuclear do Irã, ao concluir visita de dois dias ao país. Agora, ele segue para a Síria. Chávez e o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, firmaram acordos nas áreas de gás e petróleo, além da construção de casas populares. As informações são da imprensa oficial venezuelana, Agência Venezuelana de Notícias (AVN).   É a nona visita de Chávez ao Irã desde 1999, quando assumiu o governo. De acordo com o governo venezuelano, no total, já foram assinados mais de 200 memorandos de entendimento e acordos de cooperação em diferentes setores entre os dois países. "Os mecanismos de cooperação entre a Venezuela e o Irã já têm sua própria vida. As relações entre a Venezuela e o Irã são fortes e profundas", disse Chávez.

O Irã é parte de uma série de viagens do presidente venezuelano à Europa e à Ásia. Em dez dias, ele terá passado por sete países – a Rússia, Bielorrússia, Ucrânia e o Irã foram os primeiros pontos da viagem, que continuará pela Síria, Líbia e por Portugal.

Nas conversas, Chávez e Ahmadinejad negociaram a criação de uma empresa de navegação conjunta para fortalecer a exportação e o transporte de petróleo bruto, como parte dos acordos de cooperação bilateral. A iniciativa já estava prevista em um memorado de entendimento.

A visita de Chávez ao Irã ocorrre no momento em que o país é alvo de sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e da comunidade internacional. Para a maioria dos países, o programa nuclear iraniano é suspeito de produzir armas atômicas secretamente, o que é negado pelas autoridades iranianas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições