China se prepara para lançar 2ª sonda lunar

China se prepara para lançar 2ª sonda lunar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

A China pode lançar a segunda sonda lunar na próxima sexta-feira, dia em que o país comemora o 61º aniversário do regime comunista, informa a imprensa oficial. Os técnicos realizam os últimos testes na base espacial de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China, e as previsões meteorológicas para o fim de semana são favoráveis, de acordo com o jornal China Daily.

A missão Chang'e-2 integra o ambicioso programa espacial chinês, que pretende enviar um astronauta à Lua até 2020. A Chang'e-2 deve executar testes para preparar o lançamento em 2013 de uma nave sem tripulação que será responsável por colocar na superfície da Lua um veículo teleguiado, o Chang'e-3. A China lançou a primeira sonda lunar em outubro de 2007.

Se o lançamento acontecer na sexta-feira, a missão coincidirá com o aniversário da tomada de poder pelos comunistas na China. Em 1º de outubro de 1949, Mao Tse Tung proclamou na praça Tiananmen (Paz Celestial) de Pequim a República Popular da China.

No ano de 2003, a China se tornou, depois da Rússia e dos Estados Unidos , o terceiro país a enviar um homem ao espaço.

Em setembro de 2008, durante a missão Shenzhou VII, um "taikonauta", como os chineses denominam os astronautas, fez uma saída ao espaço, confirmando assim os avanços do país na conquista espacial.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições