Chrome 11 beta traz recurso para comandos de voz

Chrome 11 beta traz recurso para comandos de voz

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

Não faz muito tempo, o navegador Chrome , do Google , chegou à décima versão para o usuário final com melhorias no desempenho e no gerenciamento do Flash. Mas os desenvolvedores da empresa não estão esperando o Firefox voltar a ganhar mercado do Internet Explorer sozinho, então já estão trabalhando em mais uma atualização do software.   O blog oficial do browser divulgou na terça-feira (22) o lançamento da versão beta do Chrome 11, que agora traz um recurso herdado de uma das melhores ferramentas do sistema operacional Android, também do Google: os comandos de voz. Segundo Satish Sampath, engenheiro de software da empresa, os desenvolvedores do navegador implementaram a API que permite o reconhecimento de áudio por meio de HTML, podendo transcrever o que foi ditado em texto.

“Quando uma página da web utilizar esta ferramenta, você apenas clica em um ícone e então fala no microfone do seu computador”, explica Sampath. “O áudio gravado é enviado aos servidores de fala para transcrição, levando então o texto a ser digitado por você”, conclui, exibindo um site que já possui o recurso embutido em HTML5 (é necessário já ter o Chrome 11 beta instalado).

Outras novidades na futura versão do navegador do Google é a aceleração por placa gráfica (GPU) para CSS em 3D, que permite aos desenvolvedores aplicar o efeito tridimensional em um conteúdo de um site utilizando a linguagem de programação. Imagine só o potencial para pop-ups ainda mais irritantes e intrusivos nas suas páginas preferidas.     Para baixar a versão 11 beta do Google Chrome, clique aqui – mas é bom saber o que está fazendo pois ainda se trata de um software em desenvolvimento e sujeito a travamentos e instabilidade. Caso prefira a versão atual (e estável) do navegador, clique aqui para baixar o Chrome 10 .      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições