A chuva atrapalha o sinal da TV por satélite? Saiba como resolver

A chuva atrapalha o sinal da TV por satélite? Saiba como resolver

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:04

Techtudo

Chuva forte derruba o sinal?

Sim. Uma tempestade é capaz de interromper o serviço da sua TV, pois a transmissão via satélite utiliza frequências na mesma faixa das dos fornos micro-ondas, e que são absorvidas pela água. Sendo assim, quando chove pesado, a informação transmitida pelo satélite acaba absorvida pela água, enfraquecendo o sinal.

 As emissoras amplificam o sinal enviado para os satélites, através de uma operação chamada de uplink(parecido com o upload de um arquivo). Existem várias estações que realizam essa operação espalhadas em diversos lugares e, quando ocorre chuva forte, elas operam com maior potência para compensar a perda de sinal.

O satélite recebe o sinal e, por meio de um decodificador, faz a transmissão em uma taxa de frequências diferente para nossas casas. Essa operação recebe o nome dedownlink (uma analogia é realizar o download de um arquivo), e é aqui que ocorre a maior perda de sinal.

Existe alguma solução?

X905 é a TV da Copa do Mundo (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)Interferências no sinal podem ser amenizadas, mas não evitadas (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)

O que o usuário comum pode fazer para amenizar esse problema é adquirir um produto em forma de spray, chamado Dome Magic, que evita que a água se acumule na antena, diminuindo essa absorção em até certo grau. Outra opção, um pouco mais extrema, seria comprar uma antena maior, aumentando a captação de frequências e evitando perda de sinais. No entanto, durante uma tempestade, nem mesmo essas medidas conseguirão impedir interferências na sua TV, graças à intensa quantidade de chuva absorvendo as frequências transmitidas.

No caso de chuvas mais leves, em que mesmo assim o sinal falha, o ideal é fazer um ajuste da posição da antena em alguns graus para os lados ou verticalmente. Essa ação pode ser feita a partir das configurações acessíveis no controle remoto da TV, mas só deve ser realizada com conhecimento e suporte da empresa prestadora do serviço. Para garantir que tudo correrá bem, ligue para sua operadora de tv por assinatura.

Como resolver um problema de conexão do PC com a TV através do hdmi? Veja no Fórum do TechTudo!

por 

Para o TechTudo

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições